Inep divulga edital do Enem 2025 com retorno da certificação do ensino

fies enem marcello casal jr agencia brasil

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o edital do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025. O documento foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União nessa sexta-feira (23). As inscrições estarão abertas entre 26 de maio e 6 de junho na Página do Participante.

O Enem 2025 será aplicado nos dias 9 e 16 de novembro em todo o território nacional, exceto em três municípios do Pará. Segundo informações da Agência Brasil, o exame retoma a certificação do ensino médio para participantes maiores de 18 anos que ainda não concluíram a educação básica.

Para obter o certificado, o participante precisará alcançar no mínimo 450 pontos em cada área de conhecimento e 500 pontos na redação. Esta possibilidade havia sido anunciada anteriormente pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

Cada prova objetiva contará com 45 questões de múltipla escolha. No primeiro dia, os candidatos farão as avaliações de linguagens, ciências humanas e a redação, com duração de 5 horas e 30 minutos. No segundo dia, serão aplicadas as provas de matemática e ciências da natureza, com 5 horas de duração.

Os portões dos locais de prova abrirão às 12h e fecharão às 13h, com início das avaliações às 13h30 (horário de Brasília). O término será às 19h no primeiro dia e às 18h30 no segundo.

Em Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará, o exame ocorrerá em datas diferentes devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30). Nestas cidades, as provas serão aplicadas nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.

“Excepcionalmente, considerando a realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas – COP 30, que será realizada em Belém-PA, a aplicação do Enem 2025 para o participante que indicar os municípios de Belém-PA, Ananindeua-PA ou Marituba-PA como município de aplicação no ato da inscrição será realizada em 30 de novembro de 2025 e 7 de dezembro de 2025”, informa o edital publicado pelo Inep.

A taxa de inscrição para o Enem 2025 é de R$ 85, com prazo de pagamento até 11 de junho. Os candidatos poderão efetuar o pagamento por boleto bancário, Pix, cartão de crédito ou débito em conta corrente ou poupança, dependendo da instituição bancária.

O edital estabelece que não haverá geração de boletos para participantes inscritos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) que informarem que utilizarão os resultados para obter certificação do ensino médio. Concluintes do ensino médio em 2025 também não terão boletos gerados, mesmo sem solicitação prévia de isenção.

O Inep programou uma reaplicação das provas para os dias 16 e 17 de dezembro. Esta oportunidade será destinada aos participantes que não puderam comparecer às datas originais por problemas logísticos ou doenças infectocontagiosas.

  • LEIA TAMBÉM: UFJF adia divulgação de notas dos Módulos I e II do Pism

O post Inep divulga edital do Enem 2025 com retorno da certificação do ensino apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.