Wagner Moura vence prêmio de melhor ator no Festival de Cannes por “O Agente Secreto”

Wagner Moura venceu neste sábado 24 o prêmio de melhor ator do Festival de Cannes por sua atuação no filme O Agente Secreto, dirigido por Kleber Mendonça Filho. O diretor subiu ao palco para receber o troféu em nome do ator e agradeceu a premiação.

O longa também recebeu o Prêmio da Crítica no festival. A obra foi exibida com cerca de 15 minutos de aplausos em sua estreia, segundo a jornalista Jada Yuan, do Washington Post.

“Um filme de caráter, uma vitrine para a performance complexa e simpática de Moura, mas também a plataforma para uma produção cinematográfica emocionante e ousada”, escreveu o jornal The Guardian, que atribuiu nota máxima ao longa. O veículo descreveu o filme como “visual e dramaticamente soberbo”, além de “ambicioso, complexo e elusivo”.

O Hollywood Reporter avaliou o longa como “magistral”, classificando a atuação de Wagner Moura como “um retorno maravilhoso ao cinema brasileiro”. Segundo o veículo, “ele sempre foi um bom ator, mas Mendonça Filho faz dele uma estrela de cinema”.

O site The Playlist afirmou que Wagner Moura “comanda” o “belíssimo drama criminal” e deu nota A+ (5 estrelas) ao filme. A publicação também descreveu a produção como uma “obra-prima” de Kleber Mendonça Filho, “o esforço mais ambicioso e monumental de uma carreira sem tropeços até agora”.

Em fevereiro, o Festival de Cannes anunciou o Brasil como País de Honra da edição de 2025, por meio do Marché du Film (mercado de filmes do festival). O Brasil é o quarto país a receber o título, depois da Suíça (2024), Espanha (2023) e Índia (2022).

“Este prestigioso reconhecimento destacará a dinâmica indústria audiovisual do Brasil, seus talentos criativos e seu compromisso de longa data com a colaboração internacional”, publicou o Ministério da Cultura no site do governo.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.