Novos ônibus elétricos começam a circular em Salvador a partir desta segunda-feira (26), ampliando a frota de veículos não poluentes que atendem a população que mais depende do transporte público: quem mora e trabalha nas periferias e bairros populares da capital baiana.
Os coletivos vão operar de forma experimental nas linhas 0137 – Lapa x Barra Avenida e 1347 – Estação Pirajá x Pituba, além da linha B1 – Rodoviária x Pituba, do BRT Salvador. A ideia é avaliar como os veículos se comportam no dia a dia, enfrentando os desafios típicos do trânsito da cidade e do transporte público, que é a principal forma de locomoção para milhares de trabalhadores, estudantes e moradores das quebradas.
Atualmente, Salvador conta com oito ônibus elétricos em operação. Com os dois novos modelos cedidos pelas montadoras Ankai e Tevx Higer, a frota experimental aumenta, e os testes devem durar 30 dias.
Além de reduzir a emissão de poluentes, esses ônibus oferecem mais conforto: o modelo maior, da Tevx Higer, tem capacidade para até 130 passageiros, ar-condicionado, portas USB para carregar o celular e piso baixo para facilitar o acesso. O outro, da Ankai, comporta até 83 passageiros e também conta com acessibilidade e conforto.

A iniciativa faz parte de um plano maior: a Prefeitura de Salvador estuda, com apoio do Banco Mundial, a compra de cerca de 100 ônibus elétricos para modernizar o sistema e reduzir a poluição na cidade.
Durante o período de testes, os novos coletivos estarão identificados com uma plotagem especial, mas vão circular normalmente, permitindo que a população vivencie essa novidade no transporte público.
Com a chegada desses ônibus, Salvador dá mais um passo na direção de um transporte coletivo mais limpo, moderno e confortável — um benefício especialmente importante para quem todos os dias encara longas viagens de ônibus pela cidade.
O post Salvador amplia testes com ônibus elétricos no transporte público apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.