Em alusão ao Dia Nacional do Café e do Barista, o Sebrae-RN promoveu, nesta sexta-feira 23, uma programação especial voltada aos apreciadores e profissionais do setor cafeeiro no RN. A iniciativa contou com ações que envolvem degustações técnicas, oficinas gastronômicas e lançamentos de projetos que incentivam a cultura e o consumo de cafés especiais no Rio Grande do Norte.
A programação incluiu sessões de “cupping” — método técnico de degustação — que seguiram durante todo o dia. O gestor da área de Cafeicultura do Sebrae RN, Elton Alves, ressaltou a importância de aproximar a população da cultura do café. “A gente quer cada vez mais posicionar a cultura do café como uma oportunidade de gerar agregação de valor na propriedade rural. A gente resgata a produção do café aqui no Rio Grande do Norte com o objetivo de apresentar caminhos para o produtor rural realizar seus sonhos”, disse.
Elton explica que o objetivo do evento também é conectar outros produtos do Estado que harmonizam com o café, “incentivando essa valorização daquilo que é nosso com uma bebida que se torna cada dia mais importante”, completou. O gestor conta que o evento trouxe a possibilidade de mostrar as oportunidades de negócios que envolvem o café e lembra da cultura e cuidado de um café remanescente da década de 70, os chamados cafés selvagens.
Durante toda a sexta-feira, visitantes e clientes puderam degustar cafés gratuitamente, preparados por baristas do Muso Café, Barões do Café e Observatório do Café. Valdick Oliveira, torrefador do Observatório do Café, fala sobre a importância de celebrar a data. “Isso faz parte de todo um projeto que tem desenvolvimento no campo de produtores plantando café, então a cadeia está sendo toda assistida pelo Sebrae”, falou.
Valdick guiou uma das sessões de “cupping” no SebraeLab e explicou como aconteceu a atividade: “Nós colocamos cinco cafés diferentes na mesa. O nosso objetivo era conduzir as pessoas, guiar essas pessoas a provar esse café tecnicamente e depois da prova eles passaram a revelar o que é que eles perceberam em cada café”.
Além das experiências sensoriais e formativas, o evento marcou o lançamento da Rota das Cafeterias e do Catálogo dos Baristas da Comunidade Espresso Hub. As duas iniciativas visam fortalecer o ecossistema do café potiguar, conectar profissionais da área e incentivar o turismo gastronômico regional.
A ação é uma parceria entre o Sebrae-RN, marcas locais e especialistas do setor cafeeiro, e busca ampliar o conhecimento do público sobre os diferentes perfis sensoriais dos grãos cultivados no Brasil, incluindo os do próprio Rio Grande do Norte.