O movimento “Juventude em Ação”, por meio da Secretaria Municipal de Esportes e Juventude, tem como objetivo ouvir as demandas da sociedade e mobilizar os jovens para ações voluntárias em Paranaguá. O projeto realiza revitalização em igrejas, clubes, associações de bairro, escolas e outros espaços, incentivando a participação ativa da juventude na melhoria da cidade. As ações incluem pintura, lavagem e recuperação de estruturas.
Segundo Neto Lourenço, diretor do movimento, as ações são executadas e organizadas através das necessidades apresentadas pela população e já foram realizadas em dois colégios de Paranaguá.
“A gente teve a oportunidade de abençoar dois projetos. O primeiro projeto foi no CMEI Anita Canale Raby, e agora também a gente revitalizou também a quadra da escola Edinéa Marize Marques Garcia. O Edinéa, ali tem duas associações que frequentam aquela quadra, que dão aulas naquela quadra para as crianças que frequentam aquele colégio e também para a sociedade”, salienta.


Fotos: Arquivo/Juventude em Ação
“A quadra estava totalmente abandonada, estava sem nenhuma marca de linha, tanto do futebol quanto do handebol, a iluminação também estava bem precária e a gente já entrou com nossos apoiadores. Um apoiador comprou um refletor, o outro comprou o galão de tinta e a gente consegue fazer essa transformação acontecer”, explica Neto.
Senso de responsabilidade
Adriano Viana, Supervisor de educação física e Lazer, destacou a importância e o objetivo da ação social, ressaltando que a próxima ação será realizada na escola municipal Eva Cavani.
“O foco é tirar os jovens daquele mundinho do meio virtual, que é o tal do celular, e botar eles para poder trabalhar, ter uma responsabilidade. Os meus filhos enxergam muito bem isso e eu falei para eles até sobre o projeto, esse agora da Eva Cavani, e eles estão animados”, afirma.
- Concurso público da PMPR e Corpo de Bombeiros tem mais de 30,3 mil inscritos
“Alguns jovens que foram no anterior, na Anita, também estão animados para poder participar dessa ação no Eva Cavani. Então, o que faltava era isso, era poder colocar os jovens nessas ações, poder ajudar as pessoas a sentir que aquela entidade precisa de uma ajuda, então alguns jovens que eu conheço eles querem estar nesse dia. Vai ser bem especial, até para mim, faço questão de poder ajudar”, destacou Adriano.

Locais beneficiados pelo projeto
A mobilizações em prol de uma necessidade acontece desde o mês de março de 2025 e já beneficiaram duas unidades de ensino de Paranaguá, sendo elas o Centro Municipal de Educação Infantil (CMEI) Anita Canale Raby e mais recentemente na Escola Municipal Edinéa Marize Marques Garcia, onde foram realizadas lavagem, pintura interna e externa, troca de iluminação e jardinagem.
Próxima mobilização
A próxima mobilização do movimento Juventude em Ação será realizada no dia 31 de maio (sábado) na Escola Municipal Eva Cavani, que atende alunos com deficiência em Paranaguá. Mas, de acordo com Neto, tudo depende das condições climáticas para a execução da obra.
“Dia 31 estaremos iniciando o projeto, mas assim, tentamos não só pintar a escola, focando apenas alguma parte, mas sim tentamos fazer de tudo para abençoar aquele espaço”, ressaltou Neto Lourenço.
Contato
Os interessados em ajudar e contribuir com o Juventude em Ação, podem entrar em contato por meio da rede social do projeto: Juventude Transformadora ou através do WhatsApp.
Confira mais fotos:




