
Apesar da cor e do nome popular serem diferentes, as duas são da mesma espécie. Pai e filho flagram onça-pintada e onça-preta às margens de rio em MT
Uma onça-pintada e uma onça-preta foram flagradas às margens de um rio em Santa Terezinha, a 1.329 km de Cuiabá, nessa quinta-feira (22). O registro foi feito por Gustavo Xaviar, durante um passeio de barco com o pai pela região (assista acima)
Nas imagens, é possível ver que os dois felinos aparecem lado a lado às margens do rio, mas logo em seguida entram juntos na mata e desaparecem.
👉Apesar da cor e do nome popular serem diferentes, as duas são da mesma espécie: a Panthera onca. Conhecidas por onça-preta ou ‘pantera negra’, as onças-pintadas com pelagem escura possuem essa característica marcante devido a uma mutação genética, que as tornam felinos melânicos.
Pai e filho flagram onça-pintada e onça-preta às margens de rio em MT
Reprodução
“O melanismo é uma mutação que eleva a produção de melanina – proteína presente no corpo responsável pela pigmentação preta. Com isso, os indivíduos apresentam cor predominantemente escura na superfície do corpo (seja pele, pelagem ou plumagem) em relação ao padrão de cor típico da espécie”, explica o biólogo e coordenador científico do Onçafari, Eduardo Fragoso.
De acordo com o especialista o melanismo não ocorre apenas em felinos, mas em várias outras espécies de animais como serpentes, lagartos, roedores, borboletas, anfíbios, entre outros.
O fenômeno é resultado de uma condição genética que provoca excesso de pigmentação
Arte/Giulia Bucheroni
✅ Clique aqui para seguir o canal do g1 MT no WhatsApp