Após um ano e oito meses de interdição, a Ponte de Igapó será liberada totalmente para tráfego no fim da tarde desta sexta-feira 23. A expectativa é que as quatro vias da ponte, duas para cada sentido, sejam abertas por volta das 17h. A informação foi confirmada ao AGORA RN pelo superintendente do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), Getúlio Batista.
Segundo o Dnit, os trabalhos de restauração da ponte continuam, mas não será mais necessário interditar a via, como vem acontecendo desde setembro de 2023. A última faixa em obras terá a pavimentação concluída nesta sexta-feira, sendo liberada para tráfego horas depois, após uma maior cura do asfalto.
Antes mesmo disso, no início da tarde, a faixa que está com fechamentos temporários desde 28 de abril já será aberta ao tráfego regular, sem novas interdições ou bloqueios que estavam ocorrendo para obras na faixa do lado.
Histórico de interdição
A ponte, que liga a Zona Norte ao restante da cidade de Natal, está interditada parcialmente desde 12 de setembro de 2023. Inicialmente, a obra se concentrou no lado Zona Norte/Centro. Em 27 de agosto de 2024, a primeira etapa foi concluída e a obra foi transferida para o outro lado (Centro/Zona Norte).
Em 28 de abril deste ano, uma das faixas do trecho remanescente em obras foi liberada, e ficou faltando apenas a pavimentação da última faixa – o que será concluído nesta sexta-feira.
A obra
De acordo com o Dnit, a obra está orçada em R$ 30 milhões e prevê a restauração completa da ponte. A empresa vencedora da licitação foi a Jatobeton Engenharia Ltda., sediada em Recife (PE).
Segundo o Dnit, as intervenções incluem: restauração/reforço de estacas, blocos e pilares, substituição de aparelhos de apoio, demolição de elementos deteriorados e reforço das vigas, faltando serem concluídos os serviços de recuperação da infra, meso e superestrutura, além de obras nos dispositivos de segurança e sinalização viária.