O ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta sexta-feira 23 que poderá impor uma tarifa de importação de 25% sobre os produtos da Apple, caso a empresa não transfira a fabricação de iPhones para os Estados Unidos. A declaração foi publicada nas redes sociais e ocorre em meio a críticas de Trump à produção da empresa no exterior.
“Há muito tempo, informei Tim Cook, da Apple, que espero que os seus iPhones vendidos nos Estados Unidos sejam fabricados e construídos nos Estados Unidos, e não na Índia ou em qualquer outro lugar”, escreveu Trump no Truth Social. “Se não for esse o caso, uma tarifa de pelo menos 25% deverá ser paga pela Apple aos EUA.”
A ameaça pode afetar diretamente os preços dos iPhones no mercado americano e influenciar negativamente as vendas e os lucros da Apple. A empresa agora integra a lista de grandes corporações como Amazon e Walmart que vêm sendo pressionadas por medidas comerciais da Casa Branca.
A declaração ocorre após o ex-presidente ter reiterado, na semana passada, a necessidade de a Apple trazer sua produção para o território americano. “Tive um pequeno problema com Tim Cook”, afirmou Trump durante uma visita ao Catar. “Eu falei ‘Tim, nós tratamos você muito bem. Já faz anos que suportamos as fábricas que você construiu na China. Não queremos que você construa na Índia, mas aqui, e terão que aumentar sua produção nos Estados Unidos’”, completou.
Em resposta às tarifas aplicadas por Washington sobre produtos chineses, o CEO da Apple, Tim Cook, havia declarado no início de maio que “a maioria dos iPhones vendidos nos Estados Unidos” passaria a ter “a Índia como país de origem”. A mudança buscava contornar os impactos das tarifas impostas sobre produtos oriundos da China, principal centro de fabricação dos dispositivos.
Após essas declarações, Estados Unidos e China firmaram uma trégua de 90 dias em sua guerra tarifária para buscar novos acordos comerciais.
Com informações do g1.