IOF: Governo recua no aumento de 3,5% para fundos nacionais no exterior

IOF

IOF
Ministro da Fazenda, Fernando Haddad (Foto: Rodrigues Pozzebom/Agência Brasil)

O Governo já publicou, em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta sexta-feira (23), o recuo na medida que aumentava para 3,5% a cobrança do Imposto sobre Operações Financeiras (IOF) que incide sobre transferências de recursos destinadas à aplicação em fundos de investimento no exterior.

O novo decreto promove a “repristinação”, ou seja, o restabelecimento do inciso III do art. 15-B do Decreto nº 6.306, de 14 de dezembro de 2007, que previa a alíquota zero de IOF sobre aplicação de investimentos de fundos nacionais no exterior.

O recuo foi anunciado no fim da noite desta quinta-feira (22), pelo Ministério da Fazenda, poucas horas após a divulgação da medida em entrevista coletiva no fim da tarde. O ministro Fernando Haddad fará um comunicado à imprensa nesta sexta-feira, em São Paulo.

Como mostrou o Estadão, o presidente do Banco Central, Gabriel Galípolo, foi ouvido pelo Palácio do Planalto antes da desistência da elevação do IOF nessas operações. Segundo fontes ouvidas pela reportagem, o impacto é de menos de 10% do valor inicial previsto para o aumento da arrecadação prevista inicialmente, de R$ 20,5 bilhões em 2025.

  • LEIA MAIS notícias sobre Economia aqui

O post IOF: Governo recua no aumento de 3,5% para fundos nacionais no exterior apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.