Thabatta Pimenta é vítima de transfobia dentro da Câmara de Natal

A vereadora Thabatta Pimenta (PSOL) foi vítima de uma sequência de ataques transfóbicos dentro da Câmara Municipal de Natal, por parte de apoiadores de Jair Bolsonaro (PL) que acompanhavam a sessão plenária da última terça-feira (20), quando foi aprovado o título de cidadão natalense ao ex-presidente.

Da galeria da Câmara, um pequeno grupo de bolsonaristas acompanhava a sessão e proferiu ataques a Thabatta durante seu posicionamento contrário à concessão do título. Foram frases como “pelo menos eu sou mulher”, “chora mulher do Paraguai”, “tem os dois sexos, é macho e fêmea”, “é a biologia, quem não acredita em Deus, tem a biologia”. Thabatta Pimenta é a primeira vereadora trans de Natal e tem a defesa da população LGBTQIA+ como um dos focos do seu mandato.

Enquanto falava sobre a perda de familiares na pandemia, em razão do que considera omissão do governo Bolsonaro durante o período — a mãe de Thabatta, Maria Aparecida de Medeiros Silva, morreu em dezembro de 2020 vítima da Covid-19 —, a vereadora ouviu novamente palavras de deboche vindas da galeria. “Ah, coitadinha”, “tô morrendo de peninha de você” e “chore, chore, chore” foram algumas delas.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Thabatta Pimenta (@eupimenta)

Após o ocorrido, a parlamentar registrou um Boletim de Ocorrência na Delegacia Especializada de Combate a Crimes de Racismo, Intolerância e Discriminação (Decrid). Na sessão desta quarta (21), Pimenta comentou sobre os ataques e lamentou a falta de segurança a uma parlamentar trans.

“Ela quer trazer biologia? Ela que vá ser bióloga. Aqui é uma Casa de leis. E pra lei brasileira, eu sou uma mulher. Mulheres transexuais e travestis são mulheres, e precisam ser respeitadas”, afirmou.

“Esta Casa precisa dar segurança aos vereadores e vereadoras aqui. A gente sabe a vivência de cada um e cada uma, as suas questões partidárias, ideológicas, o que acontece com as suas famílias. A gente sabe que aqui a gente tem várias representações. Tem pessoas que concordam ou não com as suas questões aqui. Mas a segurança é necessária. A gente precisa assegurar a segurança dos parlamentares e das parlamentares. E pra mim, é uma tristeza ter que ouvir o que eu ouvi”, disse, em outro momento.

Não é a primeira vez que a parlamentar enfrenta ataques transfóbicos na política. Em abril, ela processou o deputado federal Sargento Gonçalves (PL) por ter sido chamada no masculino, como “vereador”, no plenário da Câmara dos Deputados.

Saiba Mais

Vereadores aprovam pela 2ª vez título de cidadão natalense a Bolsonaro

Thabatta processa Sargento Gonçalves após fala transfóbica

The post Thabatta Pimenta é vítima de transfobia dentro da Câmara de Natal appeared first on Saiba Mais.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.