Iniciativa tem o objetivo de contribuir para criação de estratégias de monitoramento, alerta e resposta baseadas em ciência, tecnologia e participação da comunidade
Especialistas, pesquisadores e representantes de instituições comprometidas com o desenvolvimento de soluções para redução de riscos e desastres participarão do I Seminário Previne Taquari-Antas, na sexta-feira, 30. Na ocasião será lançado o Projeto de Pesquisa “Desenvolvimento de estratégias para prevenção, alerta e resposta a eventos extremos geo-hidrológicos para redução de riscos associados a inundações, enxurradas e movimentos de massa na bacia hidrográfica do Taquari-Antas”.
O evento ocorre no auditório do Prédio 7 da Universidade do Vale do Taquari – Univates, a partir das 9h. As inscrições devem ser realizadas, de 26 a 29 de maio, neste link.
O seminário pretende discutir as estratégias de reconstrução desenvolvidas ao longo do último ano nas comunidades da bacia e apresentar as ações que serão realizadas pelo projeto nos próximos dois anos.
Também terão momento de fala Walter Collischonn (Universidade Federal do Rio Grande do Sul – Ufrgs), Clódis de Oliveira Andrades Filho (Ufrgs), Jamile Weizenmann (Univates), Tassiele Francescon (Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do Estado – Sedur), Sérgio Diefenbach (Ministério Público do RS) e representante da Defesa Civil do Estado.
Mais informações sobre o evento e o projeto de pesquisa podem ser obtidas no perfil no Instagram @previne_taquari_antas.
Saiba mais sobre o projeto
O projeto conta com a participação de pesquisadores da Univates, da Ufrgs, da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), da Universidade Estadual do Rio Grande do Sul (Uergs), do Serviço Geológico do Brasil (SGB/CPRM) e da TideSat Global Tecnologia e Desenvolvimento, com financiamento da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs).
O coordenador do projeto, professor Guilherme Garcia de Oliveira (Ufrgs), explica que uma equipe multidisciplinar foi reunida para desenvolver estratégias e propor soluções voltadas ao mapeamento de riscos, à prevenção, ao alerta e à resposta a eventos extremos geo-hidrológicos, com vistas à gestão de riscos e redução de danos provocados por inundações, enxurradas e movimentos de massa. As metodologias propostas poderão ser adaptadas e aplicadas em outras bacias do Rio Grande do Sul.
The post Seminário Previne Taquari-Antas lança projeto de pesquisa sobre prevenção de desastres geo-hidrológicos appeared first on Agora No Vale.