O Governo do Estado informou nesta quinta-feira 22 que foi assinada a ordem de serviço para o início da segunda fase das obras de modernização do Aeroporto Governador Dix-Sept Rosado, em Mossoró. Com investimento de R$ 50 milhões, a etapa inclui a reforma e ampliação do terminal de passageiros, elevando para R$ 70 milhões o montante total aplicado no equipamento aeroportuário.
A obra é coordenada pela Infraero, com o apoio das Secretarias Estaduais de Infraestrutura (SIN) e Turismo (Setur), além de Emprotur.
A nova fase da obra contempla:
climatização de ambientes e ampliação de salas de embarque e desembarque;
instalação de equipamentos operacionais modernos;
adaptação da base e instalação do sistema PAPI (Precision Approach Path Indicator), essencial para operações com jatos;
construção do muro de contorno, exigido pela Anac para garantir a segurança do aeródromo.
A governadora Fátima Bezerra (PT) fez o anúncio diretamente do terminal de passageiros do aeroporto, onde recebeu a imprensa local.
“Assinada a ordem de serviço, agora será iniciada a obra, que em sua segunda etapa contempla a modernização, reforma e ampliação do setor de embarque. E o mais importante é que, com a conclusão dessa reforma que tem um prazo até março de 2026, nós estamos dotando Mossoró com um aeroporto moderno, com a infraestrutura adequada e necessária para receber não só os aviões de pequeno porte, mas também os de médio e grande porte”, destacou a petista.
De acordo com a gestora, companhias aéreas já entraram em contato com o Governo do Estado demonstrando o interesse em operar no terminal. Contudo, para isso acontecer é preciso serem realizadas as intervenções que serão iniciadas a partir da ordem de serviço assinada hoje.
“Esse passo aqui é definitivo, estratégico, e decisivo para que Mossoró não tenha apenas voos regulares de pequeno porte, mas sim para ampliarmos a capacidade de receber aeronaves maiores”, explicou Fátima.
Primeira fase
Na primeira fase da modernização, já concluída, foi feita a reconstrução da pista de pouso e decolagem, além da instalação de sinalização e balizamento noturno. As melhorias permitiram ao aeroporto operar com maior segurança e eficiência, inclusive em condições de baixa visibilidade.
Com a conclusão das obras, o aeroporto estará apto a operar voos regulares de maior alcance, fortalecendo a conectividade aérea regional e nacional. O Governo do Estado trabalha para viabilizar, em breve, o retorno de rotas regulares, como a ligação Mossoró–Recife.