Um simples “bichinho” de pelúcia pode fazer toda a diferença em um momento difícil. Por isso, Consórcio Intermunicipal de Saúde do Litoral do Paraná (Cislipa), juntamente com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) Litoral, está promovendo a campanha “Heróis de Pelúcia”, que tem o objetivo de arrecadar “ursinhos” e outros “bichinhos” de pelúcia para auxiliar nos atendimentos a crianças e pessoas com distúrbios psiquiátricos ou necessidades especiais. Esses pequenos companheiros ajudam a acalmar, acolher e trazer conforto em situações de emergência.
Segundo o coordenador de comunicação do SAMU Litoral, Rafael Rodrigues, a ideia de implantar o projeto no litoral veio do norte do estado do Paraná. Lá, a ação já é realizada pelo Consórcio Intermunicipal da Rede de Urgências do Sudeste do Paraná (CIRUSPAR), pelo SAMU Sudoeste e também pelo Serviço Integrado de Atendimento ao Trauma em Emergência (SIATE) de Foz do Iguaçu.
“Então essa ideia a gente está copiando deles e trazendo agora para o litoral. Objetivo é trazer conforto para essas crianças no momento do atendimento de urgência e emergência”, explica Rafael.
Segundo Rafael Rodrigues, a ideia do nome Heróis de Pelúcia surgiu pelo fato de a população ver tanto os bombeiros quanto a equipe do SAMU como verdadeiros heróis.
“Realizamos um trabalho digno de heróis”, ressalta.

Na prática os “bichinhos” de pelúcia serão utilizados para acalmar, acolher e trazer conforto em situações de emergência para crianças e pessoas com distúrbios psiquiátricos ou necessidades especiais.
“Imagine uma ocorrência, uma remoção, uma criança agitada, precisa remover aqui da Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Paranaguá ou qualquer outro hospital para a capital, então, é para aliviar esse estresse da criança mesmo. A equipe vai fornecer essa pelúcia para a criança ter esse conforto e ela vai ficar com essa pelúcia posteriormente”, explica.
Logística de higienização e customização
Em um primeiro momento, as pelúcias recebidas são higienizadas e customizadas com a inserção da logo do SAMU Litoral, retirada dos próprios uniformes da equipe, que está recebendo novos kits de fardas. Para Rafael, o acolhimento emocional em situações de emergência faz toda a diferença.
“O paciente em si, ficar calmo, faz toda diferença para a própria equipe”, frisou.
Greiziane Lopes, Técnica de Enfermagem e Socorrista, falou sobre a importância da iniciativa..

“Essa ação é, principalmente, para as crianças na hora do atendimento. No caso dela apresentar alguma agitação ou até mesmo não deixar a gente fazer o procedimento, a hora que precisa de um acesso ou os sinais vitais, elas ficam bem agitadas, então é um jeito de dar uma acalmada, oferecer essa pelúcia. Quem não gosta de uma pelúcia? Até nós adultos adoramos, né?”, destaca.
Ela reforçou a colaboração, a solidariedade e o apoio essencial da população com a contribuição do projeto.
“Pedimos a colaboração da população que já tem um pouco a mais e não está usando, mas está em bom estado, estamos recebendo aqui com muito carinho, para fazer essa higienização e entregar para nossas crianças, para os pacientes adultos também com dificuldade de atendimento na hora do nervosismo, crianças especiais ou de qualquer forma crianças e adultos especiais”, contou.

- Quinta-feira deverá ter chuvas e redução das temperaturas no litoral
Onde doar
A campanha não tem data estipulada de término e seguirá enquanto houver doações. Os pontos de coleta estão fixados na sede do Samu Litoral, que fica na rua Domingos Peneda, no bairro Estradinha, em Paranaguá e na sede da Folha do Litoral News, localizada na rua Rodrigues Alves, 747, no Centro Histórico de Paranaguá.