Parque Flórida tem lixão a céu aberto; moradores relatam infestação de pragas

Área no fim da Rua 2F virou ‘lixão a céu aberto’, segundo moradores. Prefeitura reforça existência de 8 ecopontos e pede denúncias contra infratores

Moradores da região da Rua 2F, no Parque Flórida, localizado na divisa entre Rio Claro e Santa Gertrudes, estão enfrentando problemas relacionados ao descarte irregular de lixo e entulho há pelo menos cinco anos.

De acordo com reclamação recebida pela reportagem do JC, dezenas de pessoas estão indo até o local, ao final da Rua 2F, no bairro, e realizando o descarte incorreto de lixo e também entulho, transformando o local em um “lixão”, segundo morador.

“Estão descartando lixo no final da via, onde era para ser uma rotatória de acesso ao bairro, virou um lixão a céu aberto. E isso está trazendo vários problemas para os moradores da região. Estão aparecendo diversos tipos de bichos, como aranha, escorpião, mosquito da dengue e muito mais”, relatou Valcir Primo, morador próximo.

Vale reforçar que o município de Rio Claro, além da coleta de lixo, possui oito ecopontos, nos quais podem ser levados entulho, móveis velhos, eletrônicos, podas de árvores e resíduos recicláveis. O volume máximo é um metro cúbico. Lixo domiciliar não pode ser levado aos ecopontos, que abrem de segunda a sexta-feira das 7 às 18h, sábados das 7 às 17h e domingos e feriados das 7 às 12 horas.

Os ecopontos ficam no Jardim das Palmeiras (Avenida 3JP, ao lado da estação de tratamento de esgoto), Cervezão (Rua 6-A com Avenida M-21), Jardim São Paulo (Rua 1), São Miguel (anel viário, perto da Avenida 62-A), Inocoop/Guanabara (Avenida Tancredo Neves, com rodovia Fausto Santomauro), Jardim Figueira (Avenida 54 em frente à Rua 14), Assistência (Avenida 1-A com Rua 3) e Ajapi (km 16 da estrada Ajapi-Ferraz).

Procurada, a Prefeitura ressaltou que não há motivo para se fazer descarte irregular de resíduos, pois os moradores de todos os bairros de Rio Claro dispõem de coleta domiciliar, ecopontos, coleta seletiva e cata bagulho. Quem flagrar pessoas fazendo descarte irregular de lixo pode entrar em contato com a patrulha ambiental da Guarda Civil (153), ou a Ouvidoria (3526-7106).

Leia a notícia Parque Flórida tem lixão a céu aberto; moradores relatam infestação de pragas em Jornal Cidade RC.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.