Aposentados do INSS poderão pedir devolução de descontos em agências dos Correios

Agências dos Correios em todos os estados do Brasil atenderão os beneficiários do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) que querem consultar se tiveram descontos indevidos de associações e pedir a devolução do dinheiro.Ao todo, 4,7 mil agências da estatal estarão habilitadas a fazer o atendimento, que começa no dia 30 de maio, segundo parceria anunciada nesta quinta-feira (22).O segurado que optar pelos Correios para checar se foi descontado poderá retornar à agência depois de 15 dias úteis para saber se a associação juntou documentos comprovando a regularidade do desconto. Esses documentos também podem ser consultados pelo aplicativo Meu INSS.O ministro da Previdência, Wolney Queiroz, disse que a parceria visa atender pessoas que não querem ou não conseguem usar o aplicativo Meu INSS ou o atendimento telefônico 135.Reportagem da Folha visitou agências do INSS da capital paulista e mostrou que aposentados e pensionistas que procuravam o atendimento presencial da Previdência não conseguiam abrir o pedido de devolução pessoalmente. Os postos tinham filas, demora no atendimento e dificuldade de acesso a informações.”Sabemos que tem pessoas que preferem atendimento presencial em agências. É para essas pessoas que estamos abrindo mais um canal”, disse o ministro. Ele afirmou que no INSS, só 2% dos atendimentos são feitos presencialmente, o que representa 2 milhões de pessoas.O presidente do INSS, Gilberto Waller, ressaltou que o atendimento presencial acontecerá exclusivamente nas agências dos Correios. “A parceria é para chegar nos pequenos municípios, onde há mais dificuldade no uso da telefonia e de aplicativos”, explicou.De acordo com Waller, dos 9,2 milhões de beneficiários do INSS com descontos associativos notificados pelo órgão, 5,3 milhões já acessaram o aplicativo e tiveram ciência da informação. Desse total, 1,9 milhão afirmou que o desconto é indevido.Até o momento, esclareceu o presidente do INSS, 33.545 casos têm documentos juntados pelas associações. Agora, os beneficiários precisam avaliar a papelada para checar sua autenticidade. Em três casos, a instituição reconheceu que não tem a documentação.Com a parceria entre INSS e Correios, o ministro Queiroz disse que está descartada, no momento, a possibilidade da Caixa Econômica fazer o atendimento presencial. A opção chegou a ser estudada pelo governo federal.Em um segundo momento da parceria entre as duas entidades, há a possibilidade de um atendimento itinerante, para chegar a municípios mais distantes.”Estamos monitorando entidades ribeirinhas, quilombolas, distantes. Começamos conversas junto aos Correios para ver como eles podem atingir mais pessoas”, disse Waller.PASSO A PASSO PARA PEDIR A DEVOLUÇÃO NO INSS:- Entre no aplicativo Meu INSS- Informe seu CPF e a senha cadastrada- Siga para “Do que você precisa?”- Digite: “Consultar descontos de entidades”- Caso tenha descontos, marque se foram ou não autorizados- Informe email e telefone para contato- Declare se os dados são verdadeiros- Confirme no botão “Enviar Declarações”
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