Animal que atua junto ao Gate foi habilitado para atuar em ocorrências e resgates que exijam o uso de aeronaves
O cão policial Coyote fez história na Polícia Militar de todo o Brasil ao ser o primeiro a saltar de paraquedas durante um treinamento de intervenção tática. O pastor belga malinois, de 3 anos, pertence ao Canil da corporação, na zona norte de São Paulo, e atua junto ao Grupo de Ações Táticas Especiais da PM (Gate) em ocorrências mais complexas.
Agora, ao enfrentar esse desafio nas alturas, ele também está preparado para ajudar em casos em que a opção mais viável de interferência em alguma ocorrência — ou até mesmo em salvamentos — seja com o uso de aeronaves.

No Brasil, apenas o Exército possui cachorros paraquedistas. Por isso, Coyote, que conseguiu saltar de paraquedas sem nenhuma interferência ou mudança de comportamento, se tornou um símbolo de coragem, preparo, confiança e profissionalismo. O treinamento aconteceu em abril, em Boituva, no interior do estado.
O pastor belga malinois foi selecionado para realizar o salto após participar de uma série de ocorrências e outros treinamentos parecidos, como descer de rapel. Desde o embarque no avião até o momento do salto, o animal permaneceu tranquilo, mesmo com todo o equipamento que usava durante a atividade, revelou o tutor.
Embora os equipamentos usados por Coyote pareçam pesados e desconfortáveis, tudo foi feito por profissionais de maneira personalizada para o cachorro, de forma que não afeta o deslocamento, respiração ou alimentação.
Leia a notícia Cão da PM faz história e salta de paraquedas em Jornal Cidade RC.