O Rio Grande do Norte teve 27 organizações sociais aprovadas para participar da capacitação promovida pela Rede CT – Capacitação e Transformação. A iniciativa é voltada a projetos esportivos de impacto social nas regiões Nordeste, Norte e Centro-Oeste, e anunciou os resultados do ciclo formativo de 2025 com a seleção de 352 instituições em todo o país.
Na região Nordeste, que liderou o número de inscrições com 352 organizações cadastradas, foram selecionadas 150 entidades — o que representa 43% do total de aprovadas. Além do Rio Grande do Norte, os estados com maior número de projetos selecionados foram Bahia (67), Ceará (65), Maranhão (61), Pernambuco (35), Paraíba (29), Piauí (25), Alagoas (22) e Sergipe (21). Ao todo, as instituições escolhidas atendem mais de 300 mil pessoas em 257 municípios.
Esporte como inclusão e cidadania
O projeto da Rede CT tem como objetivo ampliar o acesso à Lei Federal de Incentivo ao Esporte por meio da formação gratuita de organizações da sociedade civil que atuam com iniciativas esportivas em comunidades vulneráveis. Em sua edição de 2025, foram registradas 765 inscrições nas três regiões contempladas — Nordeste, Norte e Centro-Oeste — com 106 organizações selecionadas no Norte e 95 no Centro-Oeste.
No Norte, os destaques ficaram com Pará (71), Amazonas (33) e Amapá (23). No Centro-Oeste, Mato Grosso liderou com 75 inscrições, seguido por Goiás (61) e Distrito Federal (46). A diversidade de públicos atendidos pelas entidades é uma das marcas do projeto: a maioria desenvolve ações com crianças e adolescentes (693), jovens (606), mulheres (514) e idosos (337). Há também forte atuação com pessoas com deficiência (300), população negra (260) e LGBTQIAPN+ (167).
Variedade de modalidades e apoio institucional
Entre as modalidades esportivas oferecidas pelas organizações estão futebol, futsal, capoeira, multiesportivos, voleibol, jiu-jitsu e atletismo, além de judô, karatê e basquete. Mais do que atividades físicas, essas práticas promovem inclusão, formação cidadã e apoio a diferentes faixas etárias em contextos de vulnerabilidade social.
A capacitação é viabilizada por meio da Lei de Incentivo ao Esporte, com patrocínio do Itaú como patrocinador master. A parceria se estende ao edital do banco voltado às organizações sociais, ampliando o alcance das ações. Em 2025, o projeto também passa a contar com o apoio da B3, a bolsa de valores brasileira, reforçando o compromisso com o impacto social por meio do esporte.
Criado para qualificar gestores e empreendedores sociais esportivos, o Projeto CT promove o fortalecimento de iniciativas locais por meio de formação e mentoria. Em 2024, 477 organizações participaram da capacitação, sendo que 144 receberam mentoria especializada. A meta para 2025 é expandir ainda mais essa atuação.
The post RN tem 27 projetos esportivos selecionados em capacitação nacional appeared first on Saiba Mais.