O PIB da Indústria Potiguar – soma da riqueza gerada pela indústria do Rio Grande do Norte, em um ano – alcançou R$ 19,3 bilhões (2022) representando 23% do PIB do Rio Grande do Norte. Os dados são do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), compilados pelo Observatório da Indústria Mais RN. A indústria no estado soma, em 2025, 129.363 trabalhadores formais, segundo o Caged.
Os números demonstram o potencial do setor no Rio Grande do Norte, que celebra o Dia da Indústria, no próximo domingo, dia 25 de maio. Para evidenciar a data, o Sistema FIERN realiza, de 21 a 30 de maio, a Semana da Indústria 2025. A programação combina ações de saúde, cultura, empreendedorismo e debates estratégicos sobre o futuro do setor produtivo.
A iniciativa será marcada por eventos em diferentes regiões do Rio Grande do Norte — com participação das casas SESI, SENAI, IEL e FIERN —, e atividades abertas ao público, além de ações voltadas ao fortalecimento do ambiente industrial potiguar.
O presidente do Sistema FIERN ressalta a importância da Semana da Indústria como uma oportunidade de aproximação com a sociedade e de reflexão sobre os desafios do setor. “A Semana da Indústria representa o compromisso da FIERN com o fortalecimento da indústria potiguar. É um momento de celebrar, debater o futuro e valorizar o papel de quem faz a indústria crescer”, disse Roberto Serquiz.
Com foco no debate sobre as mudanças geopolíticas e econômicas no cenário mundial, a FIERN realiza a palestra magna com o tema “Oportunidades para a indústria na guerra tarifária global”, do professor Paulo Vicente, doutor em Administração e especialista em geopolítica, que será realizada na segunda-feira 26, às 9h, no auditório Albano Franco.
A palestra abordará como os conflitos internacionais, as novas barreiras comerciais e as disputas entre grandes potências afetam diretamente o Brasil e, especialmente, a indústria local, no evento que contará com a participação da diretoria da Federação. A presença da diretoria da FIERN e de representantes da cadeia produtiva do estado reforça o caráter estratégico do evento. O presidente da FIERN, Roberto Serquiz, destaca que “a palestra trata de um tema atual e essencial para a tomada de decisões do setor industrial, diante de um cenário global cada vez mais instável”.
Também faz parte da programação o Dia D de Mercado, com promoções especiais de produtos e serviços para a indústria nas unidades do SESI, SENAI e IEL, no dia 28. Ainda na quarta (28), às 19h, acontece a cerimônia de posse dos novos membros da FIERN Jovem, o programa de desenvolvimento de lideranças da Federação.
Como parte das ações de cultura previstas para a Semana, o Teatro Riachuelo será palco da grande final do Festival do Industriário SESI Entoando Canções, na quinta-feira 29, às 19h. A programação celebra o talento e a criatividade dos trabalhadores da indústria potiguar, com apresentações musicais, após as semifinais que aconteceram em Natal, Mossoró e Caicó. O evento contará com a presença de diretores do Sistema FIERN, industriais, representantes de sindicatos e familiares dos participantes, além de membros da comunidade.
A Semana da Indústria será encerrada na sexta-feira 30 com as reuniões dos Conselhos Regionais do SENAI e do SESI, além do lançamento do Memorial da Indústria, às 16h, no Solar Bela Vista, em Natal, um espaço de valorização da história e da memória da indústria potiguar.
Ações de saúde fazem parte da programação
O Dia D da Vacinação do Trabalhador da Indústria, promovido pelo SESI-RN em diversas unidades do estado, faz parte das ações da semana na área de saúde.
A mobilização será realizada das 9h às 15h, em diferentes regiões do estado. Em Natal e Grande Natal, a vacinação ocorrerá na SESI Clínica Natal; já a região Oeste será atendida pela SESI Clínica de Mossoró. Nesses locais, o atendimento se estende também à comunidade.
Durante a campanha, serão oferecidas as vacinas contra Hepatite B, Difteria e Tétano (DT), Febre Amarela e Tríplice Viral.
Inovação e liderança feminina
A programação também inclui o lançamento do programa Ela Faz Indústria, voltado ao empreendedorismo feminino, no dia 21, às 16h, na Casa da Indústria.
A iniciativa é da Federação das Indústrias do Rio Grande do Norte (FIERN) e do Sebrae-RN, por meio do Programa de Apoio à Competitividade das Micro e Pequenas Indústrias (Procompi), e tem como objetivo impulsionar o empreendedorismo feminino e valorizar a liderança das mulheres na indústria potiguar.
As interessadas podem realizar a inscrição através do link: https://forms.office.com/r/dybZ0Rujv0
No mesmo dia, acontece também na Casa da Indústria a oficina de Inovação Microfuturos, e na unidade do IEL-RN em Mossoró, a palestra “Venda Mais com Marketing Digital”.