Prefeitos de quatro municípios da Região Metropolitana de Natal se reuniram para cobrar do Governo do Estado melhorias no sistema de transporte intermunicipal. A cobrança é endossada pela Federação dos Municípios do Rio Grande do Norte (Femurn), que representa todas as prefeituras potiguares.
Gestores das cidades de Ceará-Mirim, Extremoz, Macaíba e São Gonçalo do Amarante tiveram um encontro na semana passada com o secretário estadual de Fazenda, Cadu Xavier, para fazer as solicitações. A diretora-geral do Departamento de Estradas de Rodagens (DER), Natécia Nunes, também participou.
Entre os pedidos dos prefeitos, estão o aumento da frota dos ônibus intermunicipais e o pedido para que o Governo do Estado só mantenha a desoneração do ICMS sobre o óleo diesel do setor se a estrutura dos ônibus for incrementada. Além disso, os prefeitos querem ser chamados para participar da mesa de negociação com os empresários de ônibus.
Leia também: Motoristas virarão ciclistas em ação da STTU para conscientização no trânsito
“A gente espera que haja essa ampliação dos veículos para que possa acomodar melhor os passageiros. Pedimos também ampliação de outras linhas que hoje não são existentes ou até mesmo linhas que funcionaram no passado e que a gente espera que volte num presente muito próximo”, afirmou o prefeito de Macaíba, Emídio Júnior (PP), em entrevista à TV Tropical nesta quarta-feira 21.
Um dos municípios mais afetados pela falta de transporte intermunicipal é Extremoz. A prefeita Jussara Sales (PL) destaca que “vários bairros novos estão desassistidos ou o transporte existente não é o suficiente para atender à demanda”. “Todos os dias, nós, enquanto prefeitura, escutamos a reclamação e a dificuldade do povo de se transportar de uma devida região da parte de Extremoz até a capital”, declarou a gestora.
A proposta apresentada pelos municípios é de ampliar rotas já existentes para que comunidades rurais sejam incluídas nas linhas de ônibus intermunicipais.
Além de Emídio Júnior, Jussara Sales, Cadu Xavier e Natécia Nunes, o encontro teve a presença do presidente da Femurn, Babá Pereira (PL), de Edmilson Gomes, diretor do Departamento Municipal de Trânsito de São Gonçalo do Amarante (Demutran), e de técnicos das prefeituras.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp