Estrela (RS) – Vinte famílias do município de Estrela assinaram nesta quarta-feira (22) os contratos da compra assistida de moradias, iniciativa que integra a política habitacional voltada às vítimas da tragédia climática que atingiu a cidade. O ato simbólico representa um novo começo para famílias que perderam suas casas em decorrência das enchentes.
O evento contou com a presença do secretário estadual da Reconstrução do Rio Grande do Sul, Maneco Hassen, da prefeita de Estrela, Carine Schwingel, do prefeito de Cruzeiro do Sul, Cesar Marmitt, e de representantes da Caixa Econômica Federal, responsável pela assistência técnica e financiamento do programa.
Mais de 150 famílias já beneficiadas
A prefeita Carine Schwingel destacou que a ação marca um avanço significativo na reconstrução da cidade:
“Estamos trabalhando intensamente para que todas as famílias que perderam suas casas possam recomeçar com dignidade. Já são 150 famílias beneficiadas com a compra assistida somente em Estrela, mas sabemos que ainda há muito a ser feito”, afirmou.
Ela também cobrou agilidade do governo federal na liberação de verbas para a construção de mais 800 moradias, e anunciou que outras 100 unidades habitacionais já estão em fase de execução, com apoio municipal e de programas estaduais e federais.

Governo reforça apoio à reconstrução
O secretário Maneco Hassen reforçou o compromisso dos governos estadual e federal com os municípios atingidos:
“Nosso esforço é para garantir não só moradia, mas também reconstrução de pontes, escolas, postos de saúde e infraestrutura urbana e rural. A habitação é prioridade.”
Um recomeço para quem perdeu tudo
Para as famílias beneficiadas, a assinatura representa mais do que um contrato — é o símbolo da reconstrução de suas vidas. A parceria entre prefeituras, Caixa Econômica Federal e Governo do Estado evidencia um modelo de reconstrução colaborativo, que visa recuperar a dignidade e a esperança das pessoas afetadas.
The post Estrela: 20 famílias assinam contratos de compra assistida de moradias appeared first on Agora No Vale.