Frio retorna ao RS com mínimas próximas de 0ºC e chance de geada em algumas regiões

Uma massa de ar frio de origem marítima, que avança da Argentina e do Uruguai em direção ao Brasil, começa a provocar queda nas temperaturas no Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Sul do estado, segundo análise da MetSul Meteorologia. As madrugadas mais geladas estão previstas para esta quarta, quinta e sexta-feira (22, 23 e 24 de maio), com mínimas que podem chegar a 0ºC em áreas elevadas como Pedras Altas e Pinheiro Machado.

Conforme a MetSul, cidades da fronteira com o Uruguai, Campanha e Sul gaúcho sentirão os maiores efeitos da incursão de ar frio. Entre os municípios mais impactados estão Quaraí, Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Hulha Negra, Jaguarão, Pelotas, Rio Grande, Canguçu e Arroio Grande. Nessas localidades, os termômetros devem marcar entre 5ºC e 7ºC, com possibilidade de temperaturas próximas de zero em pontos específicos da Serra do Sudeste.

Nas regiões de maior altitude, como os Campos de Cima da Serra, o efeito da massa de ar frio deve ser amenizado pela nebulosidade e chance de chuva, o que reduz a perda de calor noturna. Já em Porto Alegre e região metropolitana, o frio será típico para esta época do ano, com mínimas previstas entre 10ºC e 13ºC nas madrugadas de quinta e sexta-feira.

image

Possibilidade de geada

Embora a massa de ar frio não seja intensa nem abrangente o suficiente para provocar geadas generalizadas no Sul do Brasil, a probabilidade de formação de geada leve existe nas áreas mais ao sul do estado, especialmente na fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste.

A MetSul reforça que, por se tratar de uma incursão de ar frio com trajetória marítima e não continental, o ar gelado perde força antes de alcançar o interior do Brasil. Ainda assim, o fenômeno marca o avanço do outono e exige atenção em regiões agrícolas mais suscetíveis às baixas temperaturas.

The post Frio retorna ao RS com mínimas próximas de 0ºC e chance de geada em algumas regiões appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.