Plebiscito Popular contra a escala 6×1 e pela taxação das grandes fortunas chega a Pernambuco

Nesta quarta (21), a capital pernambucana recebe o lançamento estadual do Plebiscito Popular 2025. A iniciativa objetiva que a população de todo o país vote contra ou a favor da taxação dos super-ricos e a redução da jornada de trabalho. O evento acontece às 18h na sede do Sindicato dos Servidores Públicos Federais de Pernambuco (Sindsep) na R.João Fernandes Vieira, 67, Boa Vista, Recife.

Encabeçada por entidades que compõem as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, a iniciativa pretende ouvir a população sobre a redução da jornada de trabalho e políticas de justiça fiscal até o mês de setembro.

O Plebiscito Popular está previsto no art.14 da Constituição Federal e regulamentado pela Lei nº 9.709, de 18 de novembro de 1998. A legislação estabelece a consulta pública antes de uma nova lei ser concebida.

A proposta é de organizações que integram as Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, unindo entidades como a Central Única dos Trabalhadores (CUT), Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST), movimentos de mulheres, movimento negro, movimento por moradia, estudantes, centrais sindicais e partidos políticos.

De acordo com a organização, o plebiscito surge da necessidade de enfrentar demandas históricas, como a injustiça fiscal e a superexploração do trabalho, e seu agravamento diante dos avanços tecnológicos como o uso de Inteligência Artificial (IA) e precarização. Até setembro, serão organizados comitês em todo o estado para fazer a coleta de votos nas ruas e em espaços como sindicatos, igrejas e universidades.

O ato contará com ainda a presença das parlamentares Rosa Amorim (PT-PE), Jo Cavalcanti (PSOL-PE), Kari Santos (PT-PE), além de representações do Movimento dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais Sem Terra (MST), Central Única dos Trabalhadores (CUT), da União Nacional dos Estudantes (UNE),

Serviço

Lançamento do Plebiscito Popular em Pernambuco
Data: 21/05/2025
Hora: 18h
Local: Sede do Sindsep, na R. João Fernandes Vieira, 67, Boa Vista, Recife – PE.

O post Plebiscito Popular contra a escala 6×1 e pela taxação das grandes fortunas chega a Pernambuco apareceu primeiro em ANF – Agência de Notícias das Favelas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.