Massa de ar frio vinda da Argentina deve atingir cidades do Sul e Sudeste do Brasil

Ocorrência de geada não está descartada

Uma massa de ar frio que cobre grande parte da Argentina está avançando em direção ao Brasil e deve provocar queda nas temperaturas em cidades do Sul e do Sudeste, segundo a MetSul Meteorologia. No entanto, por ter trajetória marítima, ou seja, se deslocar pelo Oceano Atlântico e não pelo interior do continente, os efeitos dessa incursão fria serão limitados e menos intensos.

Sul gaúcho será a região mais afetada

O Rio Grande do Sul será o estado com maior impacto, principalmente a Metade Sul. Cidades como Quaraí, Santana do Livramento, Dom Pedrito, Bagé, Pinheiro Machado, Pedras Altas, Hulha Negra, Jaguarão, Santa Vitória do Palmar, Pelotas, Rio Grande, Arroio Grande, Canguçu, Morro Redondo, Piratini e Pedro Osório devem registrar as menores temperaturas.

As madrugadas mais frias estão previstas para quarta, quinta e sexta-feira, com mínimas ao redor ou abaixo de 5°C em várias localidades. Em áreas elevadas da Serra do Sudeste, como Pedras Altas e Pinheiro Machado, os termômetros podem se aproximar de 0°C. Na região de Pelotas e Rio Grande, a expectativa é de mínimas entre 7°C e 10°C.

Já nos Campos de Cima da Serra, devido à maior nebulosidade e possibilidade de precipitações, o resfriamento será menos intenso.

Porto Alegre e região metropolitana

Na capital e arredores, o frio será moderado, com mínimas entre 10°C e 13°C, dentro da média para esta época do ano.

Efeitos no Paraná, São Paulo e Rio de Janeiro

No Paraná, especialmente em Curitiba, o ar frio trará queda nas máximas a partir da segunda metade da semana. A previsão para a tarde de quinta-feira aponta temperaturas entre 14°C e 15°C, com muitas nuvens e possibilidade de chuva leve.

Em São Paulo, a influência será restrita às áreas litorâneas. Na capital, as mínimas não caem significativamente, mas as tardes devem ser mais amenas, com máximas ao redor de 20°C, associadas a maior nebulosidade e chance de garoa.

No Rio de Janeiro, o frio chega no final da semana. A previsão indica chuva entre sexta e sábado, com temperaturas mais baixas nas tardes desses dias.

Geada pode ocorrer no Sul do RS

A formação de geada está descartada em ampla escala, mas pode ocorrer em pontos da fronteira com o Uruguai, Campanha e Serra do Sudeste, onde há maior elevação e as temperaturas serão mais baixas nas madrugadas.

fonte: MetSul

The post Massa de ar frio vinda da Argentina deve atingir cidades do Sul e Sudeste do Brasil appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.