
A Guarda Municipal de Juiz de Fora realizou o resgate de uma coruja-caburé que estava impossibilitada de voar em um condomínio residencial. O animal foi encontrado por moradores no Bairro Borboleta no último fim de semana. Após a captura, a ave foi encaminhada para receber cuidados veterinários. A corporação registrou 78 atendimentos para recolhimento de animais silvestres entre janeiro e maio deste ano na cidade.
De acordo com a Guarda, o recolhimento de animais silvestres de pequeno porte na área urbana faz parte das atribuições da instituição, que mantém equipe especializada e treinada para o manejo adequado da fauna local. A Guarda Municipal atende principalmente casos envolvendo micos, cobras, roedores e aves.
Em 2021, a Guarda Municipal ampliou sua atuação como força de apoio aos órgãos ambientais após receber novos equipamentos. Desde então, o trabalho de proteção à fauna silvestre tem se intensificado em toda a área urbana de Juiz de Fora.
- LEIA MAIS notícias sobre Juiz de Fora aqui
O que fazer ao encontrar um animal silvestre em situação de risco?
Os moradores que encontrarem animais silvestres em situação de risco podem solicitar atendimento pelo telefone 153, que funciona das 8h às 17h. Durante o contato, o atendente realiza triagem do caso, fornece orientações de segurança e informa sobre os procedimentos necessários.
A Guarda Municipal prioriza situações em que o animal está ferido, impossibilitado de retornar à natureza ou representa perigo para pessoas. A disponibilidade de equipe no momento do chamado também determina a realização do resgate.
O treinamento das equipes do Meio Ambiente da Guarda Municipal é realizado em parceria com a 4ª Companhia de Polícia de Meio Ambiente e com o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas) do Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O post Guarda Municipal resgata coruja-caburé em condomínio de Juiz de Fora apareceu primeiro em Tribuna de Minas.