Projeto Pá na Água conecta jovens de Paranaguá à cultura caiçara por meio da fotografia e da remada

Desde o dia 27 de outubro de 2024, o Projeto 5C – Centro Cultural Cecília Correa Carvalho – realiza o projeto “Pá na Água – A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar”, aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet) e que aproxima jovens de Paranaguá com suas raízes culturais caiçaras por meio na remada.

O projeto, que já ocorria nos últimos anos de forma voluntária, foi ampliado incluindo oficinas de fotografia, além da prática esportiva e conexão com a natureza e história de Paranaguá. Criado originalmente pelo 5C Centro Cultural em parceria com a Passaúna Paddle Club Paranaguá, a iniciativa que promove remadas pelo Rio Itiberê e o contato direto com as comunidades ribeirinhas, agora amplifica suas forças e vai além das remadas.

Em 2025, o Pá na Água passa a contar com o incentivo fiscal da Lei Rouanet, viabilizado pela parceria com o patrocínio do Grupo Interalli por meio das empresas Interalli Grãos e CBL Terminais e a realização do Governo Federal.

De acordo com o idealizador do 5C, João Costa Júnior, o Pá na Água teve o início das atividades neste ano em fevereiro. “Lançado em outubro de 2024, o projeto teve o início das atividades em 12 de fevereiro de 2025. Temos 40 adolescentes/jovens matriculados (de 10 a 17 anos), e ainda com 5 vagas no período da manhã e lista de espera à tarde”, destacou.

O foco, segundo João, é realizar as oficinas de fotografia para um público-alvo, que compreende as crianças e adolescentes. “O projeto visa realizar oficinas de fotografia para crianças e adolescentes na cidade de Paranaguá. As oficinas são realizadas durante as remadas às comunidades ribeirinhas e caiçaras e registram o cotidiano dessas comunidades. Além disso o projeto tem como produtos secundários a realização de uma exposição online das fotos tiradas durante as oficinas e a realização da Mostra de Artes Visuais Itinerante “Pá na Água – A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar”, uma mostra/exposição realizada em escolas da rede pública de ensino da cidade que visa promover a preservação e divulgação do patrimônio cultural imaterial caiçara”, explicou.

QUEM PODE PARTICIPAR?

A organização informou que, para participar do projeto, basta ser aluno matriculado em escolas públicas e/ou bolsistas de instituições educacionais particulares que tenham de 10 a 17 anos. “As aulas acontecem todas às quartas e sextas-feiras, das 8h30 às 10h30 e das 14h às 16h”, disse João.

Copia de FOTO 02
O foco visa realizar as oficinas de fotografia para um público-alvo, que compreende as crianças e adolescentes. / Foto: Alex Sales

PRÓXIMAS ATIVIDADES

No dia 25 de maio, o projeto Pá na Água – A Cultura Caiçara aos Olhos do Mar realizará a primeira visita fotográfica oficial: o 1º Clique Caiçara. As imagens darão vida à 1.ª Mostra Pá na Água, uma grande exposição itinerante que percorrerá as escolas públicas de Paranaguá, levando cultura, pertencimento e inspiração a ainda mais pessoas.

“Dentro do projeto teremos passeios até as comunidades ribeirinhas, a primeira será visitada neste domingo, dia 25. Teremos a remada até a comunidade de Piaçaguera, tomaremos café caiçara e em seguida uma trilha ecológica para realização do 1.° Clique Caiçara. Os participantes colocarão em prática o que aprenderam nas oficinas de fotografia”, relatou.

“Teremos também em junho o 1.° Remadão Pá na Água. Volta à Ilha dos Valadares com parada no Mandicuera para tomarmos café, conhecermos mais sobre nossa cultura e fandango, assim como tirar fotos durante todo o passeio”, finaliza.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.