O vice-prefeito e secretário Municipal de Infraestrutura, Rodrigo Cunha, esteve no estúdio do programa Fique Alerta, da TV Pajuçara, nesta segunda-feira, 19, quando a capital alagoana enfrenta fortes chuvas e muitos transtornos.
Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), Maceió é a cidade que registrou o maior volume de chuvas nas últimas 24 horas se comparada com todos os municípios de estados brasileiros.
Segundo Cunha, a prefeitura investiu R$ 300 milhões em ações nas encostas da capital, regiões normalmente atingidas pelas chuvas.
“Poderíamos estar enfrentando uma grande catástrofe. Estamos mitigando os prejuízos, mas colhendo também os frutos de um trabalho preventivo. Um caos maior foi evitado. E isso não se dá por acaso. Foram R$ 300 milhões investidos nas encostas, em estruturas de concreto usando tecnologias como do solo grampeado, que é uma ação mais permanente, e também em gemomanta”, disse o secretário.
O grampeamento do solo, citado pelo secretário, consiste em uma técnica utilizada em obras de engenharia civil por meio da fixação com concreto de elementos metálicos, chamados grampos, no solo para reforçar a estabilidade do terreno. “Temos trabalhado nessa prevensão. Estamos com obras licitadas, outras em execução e outras que já foram entregues”, ressaltou.
Perdas materiais
Rodrigo Cunha ressaltou ainda o fato de, até o momento, a capital não registrar perdas humanas.
“Diferentemente de outras épocas, não há registro de perdas de vida, até agora, só perdas materiais. Estamos atuando para diminuir esses prejuízos, mas o momento é muito preocupante”, alerta o vice-prefeito.
Defesa Civil
Para qualquer ocorrência, a população pode acionar a Defesa Civil pelo 199 ou 156. E para receber a mensagem de alerta, pode se cadastrar enviando o CEP por mensagem de texto para o número 40199.
Inmet renova alertas
No final da manhã desta segunda-feira, o Inmet renovou os alertas de chuvas intensas emitidos para Maceió e outras cidades de Alagoas. Veja a lista de cidades.
São dois alertas:
- 🟠 Alerta laranja (perigo) – para 37 cidades: chuvas de até 100 milímetros por dia e ventos intensos de até 100 km/h. Até às 23h59 desta terça (20);
- 🟡 Alerta amarelo (perigo potencial) – para 50 cidades: chuvas de até 50 mm/dia e ventos de até 60 km/h. Até às 10h desta quinta (22).