O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) investiga mais suspeitas de infecção por gripe aviária de alta patogenicidade (Iaap) em granjas comerciais de Tocantins e Santa Catarina. As informações constam em monitoramento do Serviço Veterinário Oficial.
Existem ainda três investigações em andamento de criações de subsistência em Mato Grosso, Rio Grande do Sul e Sergipe. Um caso de suspeita em Minas Gerais foi descartado.
No total, há cinco casos em investigação.
O primeiro foco confirmado em uma granja comercial ocorreu na semana passada em Montenegro (RS). Também foi confirmado um segundo foco em um zoológico em Sapucaia do Sul (RS). As duas cidades ficam na região metropolitana de Porto Alegre.
O material coletado nas áreas de suspeita é analisado no Laboratório Federal de Defesa Agropecuária de São Paulo, no município de Campinas (SP).
A pasta investiga uma propriedade em Aguiarnópolis (TO) onde análises preliminares de amostras indicaram a presença de gripe aviária —porém, segundo o Mapa, existe “baixa probabilidade de se tratar de amostra de alta patogenicidade”.
A Adapec (Agência Estadual de Defesa Agropecuária) afirmou, em nota, que identificou aves com sinais da doença em um frigorífico de frango de corte do município durante inspeção realizada na sexta-feira 16.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp