Até recentemente, muitos procedimentos e dispositivos médicos assemelhavam-se mais a experimentos malignos do que a curas que salvavam vidas. Crianças que nem sequer estavam doentes recebiam radioterapia rotineiramente, perfurar a cabeça das pessoas era prática comum e espartilhos eletromagnéticos eram colocados em mulheres na esperança de curar sua histeria.
Máquinas de diatermia
Os primeiros dispositivos de fisioterapia que eletrocutavam tecidos profundos com ondas de rádio de alta frequência para “promover a cura”

Raios Violetas
Eletrodos de vidro presos a uma bobina de Tesla, essas varinhas zumbidoras alegavam tratar de tudo, desde calvície até hemorroidas

Sanguessugas artificiais
Dispositivos feitos para imitar a função das sanguessugas para sangria

Trepanação
A trepanação, que consiste essencialmente em perfurar um buraco na cabeça de alguém, era usada desde a Idade Média para “aliviar a pressão”.

Terapia de plumbagem
Na década de 1930, os cirurgiões colapsavam um pulmão e enchiam a cavidade torácica com bolas de acrílico, parafina ou até mesmo óleo para deixar o pulmão “descansar”.

Almofadas de aquecimento radioativas
Usado na década de 1920 para dores musculares

Pulmões de aço
Um ventilador de corpo inteiro que salva vidas usado em pacientes com poliomielite

Cigarros para asma
Os médicos prescreviam cigarros rotineiramente aos pacientes no início do século XX

Espartilhos magnéticos
Na década de 1920, roupas íntimas femininas com ímãs eram usadas para aliviar dores menstruais

Irrigadores colônicos
Os primeiros kits de enemas caseiros eram comercializados como “sistemas de banho interno”. Alegavam curar tudo, desde fadiga até insanidade.

Lobotomia pré-frontal
Um tratamento popular na década de 1950 para doenças mentais que envolvia o corte de conexões no lobo frontal do cérebro

Jarras de água de rádio
Os potes de água “Revigator” eram revestidos com minério de rádio para infundir água potável com benefícios radioativos à saúde.

Tratamento de raios solares
Para pessoas com deficiência de vitamina D

Sanguessuga
As sanguessugas foram usadas desde os tempos antigos até o início do século XX, pois acreditava-se que a sangria era uma cura para muitas doenças.

O post 14 práticas médicas bizarras que já não existem mais apareceu primeiro em O Buteco da Net.