O rover da NASA mostrou como é o céu noturno de Marte. Este planeta está a cerca de 225 milhões de quilômetros de nós. Mas, como é desabitado e não há absolutamente nenhuma fonte de luz em sua superfície, você pode literalmente ver tudo em seu céu noturno — cada estrela, cada galáxia, cada nebulosa e basicamente tudo flutuando no espaço.
É o mesmo efeito que temos na Terra quando saímos para um campo aberto, longe das luzes da cidade. Se você olhar para cima, notará muito mais estrelas do que jamais veria na cidade. Mas em Marte, como não há luz artificial em lugar nenhum, você pode ver absolutamente tudo no céu.
Basta ver como o céu noturno marciano é denso. O que impressiona não é nem o quão brilhante ele é — é a pouca escuridão que há entre as estrelas. Quando olhamos para cima da Terra, geralmente vemos estrelas espalhadas com enormes manchas de vazio preto entre elas.
Mas aqui, em Marte, quase não há vazio algum. Cada milímetro do céu está repleto de algo brilhante, algo reluzente, algo antigo. Isso faz você perceber o quão insanamente vasto e vivo é o nosso universo — e nós somos apenas uma pequena parte dele.
O post Como o céu noturno em Marte se parece apareceu primeiro em O Buteco da Net.