Com o período sem chuvas do Brasil se aproximando, as contas de luz devem sofrer novos aumentos no segundo semestre de 2025. A medida sempre preocupa consumidores , especialmente famílias de baixa renda e pequenos empreendedores .
Porém, é possível agir no dia a dia para aliviar a fatura de energia . Saber quais aparelhos mais consomem eletricidade pode fazer a diferença no bolso.
Confira os vilões do consumo de energia em casa:
- Geladeira: funciona o tempo todo e consome cerca de 68 kWh/mês. Embora os modelos novos sejam mais eficientes, seu uso constante o torna um dos principais responsáveis pelo gasto energético.
- Aquecedores elétricos: aumentam drasticamente o consumo no inverno, especialmente se usados por longos períodos. O alerta vale para estufas, radiadores e termoventiladores.
- Máquina de lavar e secadora: o uso de água quente e secagem frequente elevam o gasto, particularmente em lares com uso constante ao longo da semana.
- Forno elétrico e micro-ondas: ambos precisam de bastante energia para gerar calor, com destaque para o forno que exige mais para atingir altas temperaturas.
- Ferro de passar: apesar de ser usado por pouco tempo, seu alto consumo é concentrado devido à potência.
Para evitar surpresas na conta, especialistas recomendam atitudes simples: “Desconecte aparelhos que não estiver usando”, “prefira eletrodomésticos com etiqueta de eficiência energética (A ou superior)” e “aproveite a luz natural e apague luzes desnecessárias”.