Onda de incêndios destrói floresta da Faber-Castell

Um incêndio atingiu uma parte da floresta de pinus da Faber-Castell na região de Prata, no Triângulo Mineiro, Minas Gerais. O fogo começou no sábado (7) e só foi controlado na terça-feira (10), graças ao trabalho da Brigada de Incêndio da empresa. De acordo com a Faber-Castell, o incêndio teve origem em um terreno vizinho à área florestal, sendo propagado rapidamente devido a ventos fortes e ao clima seco.

A floresta, que é utilizada para a produção de lápis de cor, não teve sua produção comprometida, já que a maior parte da área afetada não faz parte da plantação da empresa. Helicópteros e equipamentos de combate a incêndio foram utilizados para conter as chamas.

O fogo devastou uma área anteriormente usada como capineira, transformando o espaço verde em cinzas. Especialistas alertam para os graves danos ambientais que incêndios florestais causam ao solo e ao ecossistema. Após a queima da serrapilheira, camada de material orgânico que fertiliza o solo, o terreno fica exposto a erosão e risco de desertificação a longo prazo.

O monitoramento constante da área foi fundamental para o controle do fogo, que poderia ter causado maiores prejuízos.

The post Onda de incêndios destrói floresta da Faber-Castell appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.