Samir Xaud registrou na manhã deste domingo 18, no Rio de Janeiro, a chapa para concorrer à presidência da CBF, com José Vanildo, presidente da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, como um dos vices. Ele será o único candidato na eleição marcada para o dia 25 na sede da entidade.
A candidatura conta com o apoio de 25 federações estaduais — apenas São Paulo e Mato Grosso não assinaram — e 10 clubes. O número inviabiliza a inscrição de uma chapa concorrente encabeçada por Reinaldo Carneiro Bastos, que tinha apoio de cerca de 32 clubes, mas apenas duas federações. O regulamento exige no mínimo oito federações para registrar uma chapa.
Uma vez inscrita, a chapa não pode receber adesões de novas federações ou clubes. Também não é possível que as entidades que já assinaram apoio mudem de lado. A única exceção seria uma eventual contestação judicial.
Os vices inscritos na chapa de Samir Xaud são:
- José Vanildo da Silva (presidente da Federação Norte-rio-grandense)
- Ednailson Leite Rozenha (presidente da Federação Amazonense)
- Fernando José Macieira Sarney (atual interventor da CBF e ex-membro do Conselho da Fifa)
- Flávio Diz Zveiter (ex-presidente do STJD)
- Gustavo Dias Henrique (ex-diretor de Relações Institucionais da CBF)
- Michelle Ramalho Cardoso (presidente da Federação Paraibana)
- Ricardo Augusto Lobo Cluck Paul (presidente da Federação Paraense)
- Rubens Renato Angelotti (presidente da Federação Catarinense)
O edital da eleição permite inscrições de chapas até a próxima terça-feira (20). Na segunda-feira (19), o Conselho Nacional de Clubes se reúne na sede da CBF, também no Rio de Janeiro.
Samir Xaud tem 41 anos, nasceu em Boa Vista (RR) e é médico infectologista, com especialização em “saúde, bem-estar e esportes”, segundo sua biografia em rede social. Ele foi eleito presidente da Federação Roraimense de Futebol para substituir o pai, Zeca Xaud, que comandava a entidade desde a década de 1970.