Lula já passou mais de três meses fora do país em compromissos internacionais desde o início do seu terceiro mandato como presidente da República. De acordo com levantamento publicado pela CNN Brasil, o petista acumulou 97 dias de compromissos oficiais no exterior, somando 46 viagens internacionais. Se considerados também os dias dedicados apenas ao deslocamento, esse total sobe para 126 dias fora do Brasil.
O levantamento considerou como “viagem internacional” cada troca de país — como a mais recente, que incluiu a Rússia e a China, contabilizadas separadamente. O país mais visitado por Lula foi o Uruguai, com quatro visitas nos últimos dois anos, seguido pelos Estados Unidos, com duas.
A maior parte das viagens internacionais — 25 delas — ocorreu em 2023, primeiro ano do atual mandato. Em resposta às críticas da oposição pela frequência de suas ausências do território nacional, o presidente afirmou que, em 2024, seu foco seria “rodar o Brasil”, já que, segundo ele, a imagem internacional do país havia sido “recuperada”.
Mesmo em território nacional, Lula também tem mantido uma agenda movimentada. Segundo a CNN, o presidente já passou 142 dias fora de Brasília em viagens internas, com 120 deslocamentos por 23 estados brasileiros. Os mais visitados foram São Paulo (28 vezes), Rio de Janeiro (18) e Bahia (10). Apenas Acre, Rondônia e Tocantins ainda não receberam visita presidencial neste mandato.
Nesta semana, Lula seguirá com compromissos internos: na terça-feira (14), participa da reinauguração do Palácio Capanema, no Rio de Janeiro, e na quinta-feira (16), do lançamento do curso de Medicina do Hospital Sírio-Libanês, em São Paulo.