Com 13 crianças à espera de vagas em hospitais, Piracicaba anuncia estado de emergência em saúde


Prefeitura afirma que internações por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) aumentaram. Por possuir maior incidência em crianças, o Vírus Sincicial Respiratório (VSR) é um dos responsáveis. Prefeitura de Piracicaba pediu que Santa Casa e Hospital dos Fornecedores de Cana ampliem leitos para atendimento de casos de Vírus Sincicial Respiratório (VSR).
Claudia Assencio/G1
Em função do aumento de internações de crianças por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em Piracicaba (SP), a prefeitura anunciou que vai publicar um decreto de emergência de saúde pública. Até o momento, na cidade, existem 13 crianças na fila por vagas de enfermaria e duas em UTI.
A informação foi divulgada pela administração municipal neste sábado (17).
📲 Participe do canal do WhatsApp do g1 Piracicaba
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, este aumento ocorre devido a circulação de vírus comuns nessa época de mudança de temperatura, como Covid-19, Influenza, H1N1 e, principalmente do Vírus Sincicial Respiratório (VSR), cuja incidência é maior nas crianças.
Em nota, a pasta informou que pediu aos hospitais dos Fornecedores de Cana (HFC) e a Santa Casa de Piracicaba, que ampliassem a oferta de leitos para o atendimento, disponibilizando mais 17 leitos exclusivamente para o atendimento de crianças com SRAG, divididos em enfermaria, UTI pediátrica e UTI neonatal.
“O importante, nesse momento, é manter a atenção e os cuidados, principalmente com as crianças, evitando contato com pessoas com sintomas gripais e não levar crianças pequenas onde haja aglomerações”, afirma o secretário de Saúde, Sérgio Pacheco, em nota.
A Secretaria Municipal de Saúde orienta que, em caso de sintomas gripais com qualquer agravante, os pacientes devem procurar as Unidades de Pronto Atendimento ou a Unidade Básica de Saúde mais próxima de sua casa.
VÍDEOS: tudo sobre Piracicaba e região
Veja mais notícias do g1 Piracicaba e região
Adicionar aos favoritos o Link permanente.