Por que países suspenderam a compra de frango do Brasil se não há risco para o consumo?

Medida é preventiva e visa proteger plantéis de aves no país de destino; cozimento elimina o vírus e carne segue segura para consumo

Após o registro do primeiro caso de gripe aviária (H5N1) em uma granja comercial no Brasil, países como a China, União Europeia, Japão e Emirados Árabes Unidos adotaram medidas de suspensão temporária da compra de carne de frango brasileira. A decisão gerou dúvidas entre consumidores, especialmente porque o consumo de carne e ovos continua seguro, segundo o Ministério da Agricultura e o Ministério da Saúde.

Afinal, por que suspenderam as compras?

Segundo o ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, a suspensão é uma ação preventiva que não está relacionada ao risco de transmissão da doença aos humanos por meio do consumo. O temor dos países compradores é de que carcaças contaminadas possam, eventualmente, entrar em contato com aves vivas no país de destino, causando novos surtos.

Frango e ovos continuam seguros para consumo

A gripe aviária não é transmitida pelo consumo de carne ou ovos. Isso porque o processo de cozimento elimina completamente o vírus H5N1, assim como outros patógenos, como a salmonella. O risco de infecção humana só existe em casos de contato direto com aves doentes ou ambientes contaminados — uma situação que não envolve o consumidor final.

Acordos sanitários e protocolos internacionais

O Brasil é o maior exportador de frango do mundo e precisa seguir regras sanitárias específicas de cada país parceiro. Em alguns casos, como o da China e da União Europeia, os acordos preveem suspensão automática das compras assim que a gripe aviária atinge a produção comercial.

Foi o que ocorreu também em julho de 2023, durante um foco da doença de Newcastle no Rio Grande do Sul, que levou a China a suspender temporariamente as importações do estado.

Já países como Japão, Arábia Saudita, Emirados Árabes e Filipinas adotam o modelo recomendado pela Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), conhecido como regionalização. Esse modelo restringe o bloqueio à área de 10 km ao redor do foco da doença, permitindo a continuidade das exportações de outras regiões.

Impacto comercial e resposta do Brasil

Com o caso registrado em Montenegro (RS), o governo brasileiro decretou emergência zoossanitária, mas destaca que o controle rápido do foco e a transparência nas ações contribuem para a manutenção da confiança internacional.

Enquanto negocia com os países parceiros, o Brasil também se destaca como fornecedor alternativo de ovos para os Estados Unidos, que enfrentaram recentemente um surto interno de gripe aviária, levando à morte de centenas de milhares de aves e à alta no preço do alimento.


📌 Resumo: por que países suspenderam a compra de frango do Brasil?

  • Motivo: evitar que carcaças contaminadas contaminem plantéis vivos no país de destino.
  • Consumo está seguro: cozimento elimina o vírus; não há risco para quem come carne ou ovos.
  • Medida é sanitária e preventiva, não alimentar.
  • Brasil busca acordos baseados na regionalização, para evitar bloqueios amplos.

The post Por que países suspenderam a compra de frango do Brasil se não há risco para o consumo? appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.