Mais de 20 mil trabalhadores da Zona Norte de Natal estão sendo prejudicados pela paralisação da obra da linha roxa do trem urbano, interrompida em frente à fábrica Santa Clara desde 2021. A denúncia foi feita pelo vereador Tarcio de Eudiane (União) durante a sessão ordinária da Câmara Municipal. Segundo ele, a linha já conta com trilhos e estação prontos, mas segue sem funcionamento, impedindo o acesso direto de milhares de pessoas a seus locais de trabalho.
De acordo com o parlamentar, a linha roxa da CBTU deveria ligar a estação em frente à Santa Clara até o Aeroporto de Natal, passando por bairros densamente povoados e com concentração de polos industriais, como Guararapes, Vicunha, Santana Fecho, Linha Corrente e a unidade da Ambev.
“A solução já está pronta. Está lá, parada, enquanto a população sofre para conseguir transporte”, afirmou. Ele lembrou que os moradores dos bairros Jardim, Cidade das Rosas, Cidade das Flores, Parque dos Coqueiros, Nossa Senhora da Apresentação e até mesmo São Gonçalo do Amarante seriam diretamente beneficiados com a retomada da linha.
Durante seu discurso, Tarcio criticou a falta de iniciativa da CBTU e fez um apelo direto ao Governo Federal, aos deputados federais e aos senadores do Rio Grande do Norte. “Por que a CBTU, até hoje, não colocou essa linha para funcionar? Se está pronta a linha de trem, se está pronta a estação, por que não está em operação?”, questionou.
Ele frisou que o transporte ferroviário representa uma alternativa mais barata e eficiente para os trabalhadores da região. “A passagem do trem custa em torno de R$1,00, muito mais acessível do que os valores cobrados nos transportes alternativos ou no desconto feito nos salários pelos ônibus fretados das empresas.”
O vereador também se disse indiferente a disputas partidárias sobre a paternidade da obra e cobrou que o atual governo finalize o que foi iniciado na gestão anterior. “Não me importa quem começou. Quem tem que terminar agora é o governo atual. O que interessa é que a população está sendo penalizada”, afirmou, dirigindo-se diretamente à CBTU e ao Congresso Nacional.
O apelo de Tarcio recebeu apoio do vereador Éber, que concordou com a necessidade de retomar a obra e ampliar as alternativas de mobilidade na Zona Norte. Ele ainda sugeriu a construção de uma trincheira ou viaduto ligando os Jardins à área industrial, reforçando a urgência de integrar melhor as regiões da cidade.
A linha roxa foi projetada para desafogar o trânsito da BR-101 e criar uma rota direta entre áreas industriais e residenciais. O ponto final planejado é o Aeroporto Internacional Aluízio Alves, em São Gonçalo do Amarante. A paralisação da obra em frente à fábrica Santa Clara interrompe esse trajeto e impede a operação da estação final, já concluída fisicamente, segundo o vereador.
Encerrando sua fala, Tarcio reafirmou seu compromisso com os trabalhadores da Zona Norte e cobrou celeridade da CBTU. “Mais de 20 mil pessoas poderiam estar usando esse serviço. A estação está pronta. A linha está pronta. Falta vontade”, declarou.