Paranaguá Mais Cores: Confira prévia de como ficará o Aquário de Paranaguá

Na quinta-feira, 15, mais uma intervenção artística foi iniciada pelo Paranaguá Mais Cores em Paranaguá: uma intervenção artística urbana no Aquário de Paranaguá que homenageará os mestres do fandango caiçara. Com 1,8 mil metros quadrados, a obra, que ainda não está concluída, será ainda maior do que a da passarela da Ilha dos Valadares que foi finalizada pelo grupo no último dia 1.º de maio, contando com 1,7 mil metros quadrados, sendo a maior ponte colorida do mundo. A pintura no Aquário fará parte do projeto Museu do Fandango Caiçara.

Giovanni Negromonte, o “Gio Negromonte”, advogado, artista e um dos idealizadores do Paranaguá Mais Cores, a ação valoriza a cultura parnanguara, preservando a memória dos mestres e mestras do fandango caiçara. O objetivo é criar pinturas urbanas e monumentos que valorizem esta expressão artística. “Queremos prestar uma homenagem e reconhecer o valor dessas pessoas para esse bem valioso que é a cultura caiçara”,  ressalta Gio.

Mestre Zeca

IMG 4259 1
Obra, que ainda não está concluída,  homenageará mestres do fandango caiçara. Foto feita na tarde da sexta-feira, 16 (Foto: Folha do Litoral News)

José Martins Filho, conhecido como “Mestre Zeca da Rabeca”, é um dos grandes homenageados na pintura do Aquário. Ele é reconhecido mestre pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). Dentro da cultura do Fandango Caiçara, Mestre Zeca é um ícone por seu conhecimento das tradições populares que há séculos passam de pai para filho e também pela sua destreza e talento. “A arte criada traz a figura do Zeca como um dos elementos centrais, para que ele se veja, se reconheça e se sinta homenageado em vida por seus feitos”, completa Gio.

A diretora do Aquário de Paranaguá, Camila Meira, salienta que a nova arte levará mais vida e cultura ao ambiente central de Paranaguá. 

“A nova arte, inspirada no fandango, trará ainda mais vida e identidade ao nosso espaço, celebrando a cultura local e reforçando nosso compromisso com a educação”, destaca.

“A primeira etapa da pintura está prevista para ocorrer do dia 15 ao dia 18 de maio, com novas ações agendadas para o final de semana dos dias 24 e 25. A conclusão da obra e a apresentação oficial estão previstas para o fim do mês”, afirma a assessoria do Paranaguá Mais Cores.

Museu 

Segundo o Paranaguá Mais Cores, o Museu Urbano do Fandango Caiçara foi iniciado em 2024 em Paranaguá, mais precisamente na Ilha dos Valadares, com o objetivo de transformar a cidade em uma galeria a céu aberto. “Junto com iniciativas que já existiam, como o Paranaguá Mais Cores, que fez cerca de 50 murais com diversos artistas do litoral e o Andada, que pintou a ponte que liga Paranaguá à Ilha dos Valadares, o Museu Urbano do Fandango Caiçara vai trazer nova vida à cidade, transformando os locais em pontos turísticos e movimentando a economia local”, salienta. 

“As primeiras obras foram realizadas em muros na Ilha dos Valadares e homenageiam os instrumentos musicais usados no ritmo do Fandango, como a rabeca, construída artesanalmente na região. Vale lembrar que junto às pinturas, são instaladas placas descritivas detalhando a trajetória de vida e a importância de cada mestre e mestra homenageada, o que ajuda a promover o a educação e o reconhecimento público das figuras tradicionais”, finaliza a assessoria.

Com informações do Paranaguá Mais Cores/Museu Urbano do Fandango Caiçara

Adicionar aos favoritos o Link permanente.