China suspende compra de frango brasileiro por 60 dias após caso de gripe aviária no RS

A China suspendeu temporariamente, por 60 dias, a importação de carne de frango do Brasil após a confirmação do primeiro foco de gripe aviária em uma granja comercial no município de Montenegro, no Rio Grande do Sul. A informação foi divulgada nesta sexta-feira, 16, pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa).

Além da China, outros países como Japão, Emirados Árabes e Arábia Saudita devem adotar restrições às exportações brasileiras, mas limitando a suspensão às cargas originadas do Rio Grande do Sul. Conforme as autoridades, essa limitação poderá ser posteriormente restrita apenas ao município onde foi detectado o foco, conforme avanço do controle sanitário.

Apesar da suspensão, o Ministério reforça que a influenza aviária não é transmitida ao ser humano por meio do consumo de carne de frango ou ovos. “A população brasileira e mundial pode se manter tranquila em relação à segurança dos produtos inspecionados, não havendo qualquer restrição ao seu consumo”, afirmou a pasta em nota oficial.

O caso registrado em Montenegro marca o primeiro foco da doença em sistema de produção comercial no país. Até então, todas as ocorrências anteriores estavam restritas a aves silvestres. Segundo o governo federal, os 35 animais da granja já foram abatidos, e todos os protocolos de contenção e erradicação previstos no Plano Nacional de Contingência foram imediatamente acionados.

As medidas incluem o bloqueio sanitário da área, destruição de ovos e carcaças, e comunicação formal aos órgãos internacionais, como a Organização Mundial de Saúde Animal (OMSA), além dos ministérios da Saúde e do Meio Ambiente e parceiros comerciais.

De acordo com o Mapa, a expectativa é que a situação se normalize entre 28 e 60 dias, com base na eficácia das ações adotadas. A meta do governo é recuperar a confiança internacional e restabelecer as exportações o mais rapidamente possível.

A gripe aviária é causada por diferentes cepas do vírus Influenza que afetam principalmente aves. No Brasil, a variante identificada é a H1N5. Recentemente, surtos da doença em outros países — como os Estados Unidos — causaram impactos no abastecimento e nos preços do setor, com aumento nas exportações brasileiras, especialmente de ovos.

Confirmado o primeiro caso de influenza aviária em granja no RS; foco está em Montenegro

The post China suspende compra de frango brasileiro por 60 dias após caso de gripe aviária no RS appeared first on Agora No Vale.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.