Leia Também:
Ponte Salvador-Itaparica: governo libera R$ 2 milhões e avança em obra
Ponte Salvador-Itaparica: Jerônimo confirma viagem à China com Lula
Rui vai à China e se reúne com construtora da Ponte Salvador-Itaparica
Ponte Salvador-Itaparica: sondagem para construção é finalizada
Da parceria, nasce o “Laboratório Conjunto CCECC-UFBA para Construção Inteligente e Operação e Manutenção Inteligentes de Infraestruturas Modernas de Transporte” (doravante denominado “Laboratório Conjunto”). A cooperação científica e tecnológica terá como foco áreas de ponta como pontes marítimas, transporte inteligente e construção verde. Busca-se, assim, soluções inovadoras para o desenvolvimento de infraestruturas de transporte em nível global. A cooperação terá validade de sete anos, em acordo com o cronograma de construção da Ponte de Salvador, com possibilidade de renovação.O diálogo político entre China e Brasil, a convergência de normas técnicas e a integração de recursos industriais no setor de infraestrutura de transporte são elos que serão fortalecidos na cooperação. A parceria que dá origem ao Laboratório ainda tem o objetivo de ampliar a articulação entre a iniciativa “Cinturão е Rota” da China – também conhecida como Nova Rota da Seda, é uma grande estratégia de cooperação internacional chinesa – e a Estratégia Nacional de Inovação do Brasil.Entre as áreas de cooperação, destacam-se: desenvolvimento de tecnologias de construção inteligente, sistemas inteligentes de operação e manutenção, engenharia geotécnica e marinha, tecnologias verdes e de baixo carbono.Jerônimo se reúne com chinesesO governador Jerônimo Rodrigues (PT) se reuniu na quarta-feira, 14, com representantes da China Communications Construction Company (CCCC) e da China Civil Engineering Construction Corporation (CCECC), empresas responsáveis pela construção da Ponte Salvador-Itaparica.O encontro foi uma das principais agendas da série de compromissos de Jerônimo em sua missão ao país asiático. A expectativa do governador é de conseguir a assinatura dos executivos chineses no contrato que vai dar início às obras do equipamento.Caso a assinatura de fato ocorra, as primeiras intervenções concretas terão o prazo de um ano para começar e outros cinco para ser entregue. O custo total estimado para a construção da ponte é de aproximadamente R$ 10,3 bilhões, valor acordado entre o governo e o consórcio responsável pela obra em fevereiro de 2025, após mediação do Tribunal de Contas do Estado (TCE).