
O Ministério das Relações Exteriores, também conhecido como Itamaraty, com sede no Distrito Federal, em Brasília, anunciou, nesta quinta-feira (15), a abertura de concurso público com 50 vagas para a carreira de diplomata. O certame reserva vagas a pessoas negras e pessoas com deficiência. A remuneração inicial oferecida para o cargo é de R$ 22.558.
Para participar do concurso, os candidatos devem estar em dia com as obrigações do serviço militar e com as obrigações eleitorais, como também possuir formação em algum curso de graduação de nível superior credenciado pelo Ministério da Educação (MEC).
Os candidatos serão classificados por meio de duas etapas: a primeira composta por prova objetiva e escrita, e a segunda por avaliação biopsicossocial. As avaliações serão realizadas nas capitais e no Distrito Federal.
A prova objetiva, prevista para ser aplicada em julho, avaliará conhecimentos de língua portuguesa, história do brasil, história mundial, geografia, língua inglesa, política internacional, economia e direito. Já a prova escrita, prevista para agosto, avaliará conhecimentos de língua portuguesa, língua inglesa, história do brasil, política internacional, geografia, economia, direito e um idioma adicional (língua espanhola ou língua francesa).
As inscrições começam nesta sexta-feira (16) e terminam no dia 4 de junho. Interessados devem se inscrever pelo site do Cebraspe e pagar taxa de inscrição de R$ 229. A isenção da taxa pode ser solicitada até a data final para as inscrições.
- LEIA TAMBÉM: CNU 2025: veja como se preparar para a nova edição do ‘Enem dos Concursos’
O post Itamaraty divulga concurso público para diplomata com 50 vagas apareceu primeiro em Tribuna de Minas.