
Imagem que circula nas redes sociais e aplicativo de mensagens mostra, supostamente, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, solicitando ajuda financeira para o tratamento de uma criança. Dom Sérgio da Rocha, atual arcebispo de Salvador e cardeal brasileiro
Divulgação/Arquidiocese de Salvador
A Arquidiocese de São Salvador da Bahia alertou, nesta quinta-feira (15), que é falso um vídeo que circula nas redes sociais e aplicativo de mensagens em que, supostamente, o Arcebispo de São Salvador da Bahia, Primaz do Brasil, Cardeal Dom Sergio da Rocha, solicita ajuda financeira para o tratamento de uma criança.
Conforme a Arquidiocese, é falsificação foi produzida por meio de Inteligência Artificial (IA).
“O vídeo em questão não foi gravado nem autorizado por Dom Sergio da Rocha ou por qualquer organismo oficial da Arquidiocese. Ressaltamos que essa iniciativa é fraudulenta e orientamos veementemente que nenhuma doação seja realizada para a conta mencionada no referido conteúdo”, enfatizou.
A Arquidiocese repudiou o uso indevido da imagem de seu Arcebispo e alertou os fiéis e a sociedade para que não compartilhem esse vídeo e não respondam a esse tipo de apelo enganoso.
A instituição religiosa reforçou que todas as ações oficiais, inclusive campanhas solidárias e pedidos de contribuição, são divulgadas exclusivamente por meio do site oficial e pelas redes sociais institucionais da Arquidiocese.
Dom Sergio da Rocha foi um dos cardeais que participou do conclave, votação que elegeu Leão XIV como o novo líder da Igreja Católica, após a morte do papa Francisco.
LEIA TAMBÉM:
Membro do conclave, arcebispo de Salvador comenta possibilidade de próximo papa ser latinoamericano: ‘Será motivo de grande alegria’
Arcebispo de Salvador embarca para o Vaticano após morte do papa
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho de Cardeais
Quem é Dom Sergio da Rocha
Dom Sergio da Rocha, Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil.
Jorge Jesus/ Ag. Picnews
Cardeal Sergio da Rocha nasceu em Dobrada (SP), e foi nomeado arcebispo de Salvador em 2020. Com isso, também se tornou o arcebispo Primaz do Brasil, título dado a quem conduz a arquidiocese mais antiga do país.
O religioso é mestre em Teologia Moral pela Pontifícia Faculdade de Teologia Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo, e doutor pela Academia Alfonsiana da Pontifícia Universidade Lateranense, em Roma.
Ao longo da carreira, atuou como diretor espiritual, professor e reitor do seminário diocesano de Filosofia de São Carlos (SP). Também trabalhou na assessoria e coordenação de pastorais, além de ser professor da Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas.
Antes de ser nomeado arcebispo de Salvador, foi bispo auxiliar de Fortaleza em 2001. Sete anos depois, foi nomeado arcebispo da Arquidiocese de Teresina. Já em 2011, assumiu a Arquidiocese de Brasília, onde permaneceu até 2020.
LEIA TAMBÉM:
Sobrinha de Santa Dulce relembra cerimônia de canonização presidida pelo papa Francisco
Casal, ativista ambiental e padre: baianos relembram bênção do papa Francisco no Vaticano
Arcebispo baiano que presenteou papa com pandeiro feito por quilombolas relembra encontro no Vaticano
Ligação com o papa Francisco
Arcebispo de Salvador e primaz do Brasil é nomeado pelo Papa Francisco como membro do Conselho de Cardeais
Dom Sergio da Rocha foi nomeado cardeal pelo Papa Francisco em novembro de 2016 e chegou a ser presidente da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) entre 2015 e 2019.
Francisco, o papa dos excluídos: confira página especial
Em 2021, o papa Francisco também nomeou Dom Sérgio como membro da Congregação para os Bispos. A organização é um dos principais organismos da Cúria Romana, que cuida da criação das dioceses, da nomeação de bispos, das visitas “ad Limina” e dos encontros de bispos novos.
Dois anos depois, em 2023, ele também nomeou o arcebispo como membro do Conselho de Cardeais, conhecido como G-9. Dom Sérgio é o único membro latino-americano do grupo.
Além disso, é também membro da Congregação para o Clero, do Conselho Ordinário da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos e da Pontifícia Comissão para a América Latina.
Veja mais notícias do estado no g1 Bahia.
Assista aos vídeos do g1 e TV Bahia 💻