O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou na manhã desta quinta-feira 15 para Montevidéu, onde participará do velório do ex-presidente do Uruguai, José “Pepe” Mujica. O ex-presidente uruguaio morreu na terça-feira 13, aos 89 anos, após enfrentar um câncer no esôfago desde 2024.
Lula chegou a Brasília na madrugada desta quinta após uma viagem internacional de sete dias por Rússia e China. Poucas horas depois, decolou no avião presidencial para a capital uruguaia. Ele cancelou compromissos e ajustou sua agenda para comparecer à cerimônia de despedida.
Lula e Mujica mantinham uma relação próxima. Em dezembro de 2023, Lula visitou o ex-presidente e o condecorou com a Ordem Nacional do Cruzeiro do Sul, a mais alta honraria concedida pelo Brasil a cidadãos estrangeiros. Na ocasião, Lula afirmou que Mujica era “a pessoa mais extraordinária que conheci”.
O presidente brasileiro soube da morte de Mujica enquanto estava em Pequim. Em nota, lamentou a perda do amigo e declarou que “sua vida foi um exemplo de que a luta política e a doçura podem andar juntas”. Lula também afirmou que a “grandeza humana” de Mujica “ultrapassou as fronteiras do Uruguai e de seu mandato presidencial”.