Documentário ‘Traços da resistência’ é exibido no Forum da Cultura

Forum da Cultura 23ª Semana dos Museus

forum da cultura 23ª semana dos museus
Será a segunda exibição do documentário fora do circuito amazônico (Foto: divulgação/Forum da Cultura)

Nesta quinta-feira (15), às 14h, o Forum da Cultura exibe o documentário “Traços da resistência”, da produtora e artista visual indígena Thais Kokama. Essa será a segunda exibição do filme fora do circuito amazônico. O evento integra a programação da 23ª Semana Nacional de Museus. Além da exibição, o equipamento da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) ainda apresenta outras atividades durante a semana. As inscrições, que são gratuitas, podem ser feitas nas redes sociais do Forum.

No documentário de Thais Kokama, a arte indígena, em especial o grafismo de povos do Amazonas, é tratado com objetivo de promover e valorizar a cultura e a ancestralidade dos povos originários. A técnica é uma forma de arte indígena que trabalha com padrões geométricos que possuem diferentes significados. Essas artes podem ser aplicadas em diversos objetos, como cerâmicas e tecidos, assim como nos corpos. Os grafismos são diferentes de povos para povos e de geração para geração, podendo ser feitos apenas em momentos simbólicos. São diversos os materiais que servem para fazer as tintas utilizadas no grafismo. Segundo a diretora do filme, “(eles) são a própria identidade de vida dos povos originários”.

Thais, que também trabalha com a pintura de grafismos em Manaus e Brasil afora, afirma que a temática de seu documentário costuma ser algo impactante para a maioria das pessoas. “Muitas pessoas não sabem que ainda existem 305 povos indígenas, com 274 línguas faladas, e que cada povo tem sua pintura, seus rituais. A pintura faz com que possamos levar o ‘artivismo’, fazendo ativismo por meio da arte. Com a pintura podemos fortalecer, não somente a questão indígena, mas também a identidade, mostrando que sempre estaremos resistindo para as pessoas.”

A artista ainda conta que poder exibir o documentário em Juiz de Fora é uma honra, mostrando a força dos povos Sateré Mawé e Mura, principalmente pela dificuldade que foi produzir “Traços da resistência”, por conta da localização. O filme conta a história de três jovens, Tuniel Mura, Amadeu Satere e Thais Kokama. Os três trabalham desde crianças com pinturas de corpo e conseguem sobreviver com sua arte, destacando a importância da ancestralidade e ressaltando a pluralidade existente entre os povos indígenas.

O programador visual do Forum da Cultura, Felipe Carvalho, afirma que a escolha pela exibição do documentário surgiu com a última mostra realizada no Museu da Cultura Popular, que tinha como temática a arte indígena. Por meio da pesquisa dos restauradores de bens culturais da entidade, Franciana Lúcia e Victor Dousseau, conheceram o filme “Traços da resistência”, que chegou a ser exibido na mostra e, agora, na 23ª Semana Nacional de Museus, volta ao espaço.

Felipe destaca que exibir e divulgar o documentário em um ambiente desinado à cultura popular é uma forma de “reconhecer nossas origens”, tendo em vista que “a cultura brasileira existe graças, também, à cultura indíngena”. Ele segue: “O grafismo, essa tradição que trazem com tanta força e lutam para manter viva, é também a nossa própria história, mesmo que estejamos há vários quilômetros de distância do Amazonas”.

Programação no Forum da Cultura

Além da exibição, acontece, também nesta quinta, às 15h, um bate papo com Inaiê Apoenã, bacharel em Direito, ativista ambiental e pelas causas climáticas, tendo atuação na organização Amazônia de Pé e na Food Nature Climate Dialogue (FNCD). Inaiê é nascida no povo pataxó. Em sua fala no bate-papo, irá abordar tópicos do documentário, ressaltando como o projeto de Thaís Kokama é uma ferramenta de resistência, preservação e memória.

Também fazem parte da programação visitas guiadas ao museu e à exposição “Antiquário”, de Fernando Raine, que ainda oferece a oficina “Fotografias de Antiquário do Forum”, nesta sexta-feira (16), a partir das 14h.

A Semana dos Museus

Esta edição da 23ª Semana Nacional de Museus tem como tema “O futuro dos museus em comunidades em rápida transformação”, com foco em três subáreas principais: Patrimônio Imaterial, Juventude e Novas tecnologias. A diretora do Forum da Cultura, Marise Mendes, afirma, em nota à imprensa, que a presença do equipamento no evento reforça um dos seus objetivos maiores, que é justamente trazer a comunidade para o espaço. “De um casarão familiar, à Faculdade de Direito, posteriormente incorporada à UFJF, até a criação do Forum da Cultura, uma rica história permeia esse que é o primeiro espaço de cultura de nossa universidade. Para nós, é muito satisfatório ver as pessoas aproveitarem e vivenciarem toda essa história e beleza patrimonial.”

A Semana Nacional de Museus é um evento anual promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram) que acontece em comemoração ao Dia Internacional dos Museus, celebrado em 18 de maio. O evento mobiliza museus e outras instituições culturais em todo o Brasil para oferecer uma vasta variedade de atividades culturais e educativas ao público, promovendo a valorização do patrimônio cultural, com o objetivo de fortalecer a relação das instituições museológicas com a sociedade.

Serviço

Exibição documentário “Traços da resistência”

  • Na quinta-feira (15), às 14h
  • No Forum da Cultura (Rua Santo Antônio 1112 – Centro)

 

  • LEIA MAIS sobre cultura aqui

*Estagiário sob supervisão da editora Cecília Itaborahy

O post Documentário ‘Traços da resistência’ é exibido no Forum da Cultura apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.