
Mega mobilização ocorre no domingo (18) em todo o estado, historicamente afetado por eventos climáticos extremos, e ‘representa um marco na cultura de prevenção de desastres’, conforme o órgão. Bombeiros atuando em Presidente Getúlio (SC)
Maurício Cattani/NSC TV/ Arquivo
Santa Catarina terá no domingo (18) o maior exercício coordenado de evacuação e resposta a emergências já realizado no país, segundo a Defesa Civil estadual. A iniciativa vai mobilizar cerca de 240 mil pessoas em todo o estado, historicamente afetado por eventos climáticos extremos, e “representa um marco na cultura de prevenção de desastres”, justifica o órgão.
Das 8h às 17h, serão feitas evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos. O objetivo é modernizar, regionalizar e ampliar a capacidade de resposta a emergências.
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
Desastres serão simulados de formas diferentes nas cidades. As ações serão executadas por agentes dos municípios, enquanto a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil (SDC) se concentrará na gestão de crise dos “fenômenos”.
Em Florianópolis, por exemplo, haverá simulação de deslizamento. Conforme o subsecretário de Proteção e Defesa Civil da capital, Pedro Neves, essas ações buscam auxiliar a Defesa Civil estadual, que atua na gestão de crise, em um cenário de múltiplos desastres em locais diferentes.
“Faremos apenas simulações, não inundaremos nenhum local e o deslizamento com vítimas será cenográfico. Não faremos nada real, justamente para não atrasar a cidade e nem colocar ninguém em risco”, comentou. Outros detalhes não foram divulgados.
🌪️ O estado é historicamente afetado por enchentes, deslizamentos e eventos climáticos extremos. Nesta semana, a Defesa Civil confirmou que dois tornados foram registrados em um único dia em cidades diferentes, por exemplo.
Bombeiros auxiliam vítimas de alagamento em SC
Corpo de Bombeiros/ Divulgação/ Arquivo
⛈️O evento, então, também deve ser usado como oportunidade para estudos, como:
Revisão de protocolos;
Teste de sistemas de comunicação;
Atualização de bases de dados;
Identificação, em tempo real, eventuais lacunas operacionais.
Coordenado pela SDC, o simulado terá participação ativa de equipes locais, regionais e estaduais, além de órgãos federais, segundo o titular da pasta, Mário Hildebrandt.
Moradores de áreas de risco também serão orientados a participar das evacuações simuladas, segundo a Defesa Civil, e a conhecer, na prática, os procedimentos de segurança e os caminhos de proteção disponíveis em suas comunidades. Eles não serão avisados das simulações.
“Esse exercício vai muito além da prática. Ele representa uma nova mentalidade: de que a prevenção é a maior aliada da gestão pública. O que estamos fazendo aqui é plantar um novo futuro para as próximas gerações catarinenses”, afirma Hildebrandt.
Monitoramento de chuvas em SC em 2024
Ricardo Trida / Secom SC/ Divulgação
Participação
Até o início da tarde de quarta-feira (14), mais de 230 dos 295 municípios catarinenses já tinham confirmado participação. As prefeituras podem se inscrever até sexta-feira (16).
O simulado será ancorado nas estruturas dos Grupos de Ações Coordenadas (GRACs), ativados em cada município participante, além das Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros, polícias, secretarias municipais, universidades, organizações sociais e voluntários capacitados.
Temporal trouxe transtornos a vários municípios da região de SC
✅Clique e siga o canal do g1 SC no WhatsApp
VÍDEOS: mais assistidos do g1 SC nos últimos 7 dias