Na última segunda-feira, 12, a Prefeitura de Paranaguá, por meio da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, anunciou a conclusão da restauração do relógio solar localizado na Praça João Gualberto, localizada na região central do município. A obra é datada de 1968, sendo uma criação de Félix Carbajal, professor uruguaio conhecido como o “Senhor do Tempo”, sendo esta uma doação do Rotary Club.
“Mais que um marcador de horas, o monumento é uma aula sobre a movimentação do sol e parte da memória viva da cidade. A revitalização reforça o valor histórico da praça e a conexão de Paranaguá com sua cultura. Patrimônio restaurado e História preservada”, afirma a Secretaria de Cultura e Patrimônio Histórico.
Bíblia do Rocio

No final de março, outra ação de restauração foi realizada, prosseguindo com os trabalhos de revitalização dos monumentos históricos de Paranaguá. Foi feita a recuperação do monumento construído por José Firmino na Praça da Fé, no bairro do Rocio, ao lado do Santuário Estadual de Nossa Senhora do Rocio. “A Bíblia recebeu limpeza, pequenos reparos, lavagem e pintura completa do monumento, tudo feito pelos funcionários da secretaria”, complementa.
- Aquário receberá nova arte urbana em 360 graus do Paranaguá Mais Cores
Segundo o secretário municipal de Cultura e Patrimônio Histórico, Ivan Lapolli Filho, a recuperação do patrimônio cultural, como a que foi e segue sendo realizada, é importante para preservação da identidade da comunidade de Paranaguá. “A equipe da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico está se dedicando à restauração e revitalização de monumentos históricos que contam a história da cidade e do povo da cidade mãe do Paraná”, finaliza.
Com informações da Secretaria Municipal de Cultura e Patrimônio Histórico