
Com mais de 216 milhões de views, anúncio foi criado com técnica que insere efeitos especiais em cenários verdadeiros. Conteúdo usa gravação real feita em rua na Irlanda. É #FAKE vídeo viral de pessoa dentro de bola inflável caindo de passarela; gravação é publicidade de cerveja com CGI
Reprodução
Viralizou nas redes sociais um vídeo que mostra uma grande bola inflável (com uma pessoa dentro) despencando do alto de uma passarela, quicado na rua e, ao voltar ao solo, aterrissando em uma de várias canecas de cerveja gigantes dispostas na via. É #FAKE.
selo fake
g1
⚠️ Por que o vídeo é falso?
Com mais de 216 milhões de visualizações, o vídeo é, na verdade, uma campanha publicitária da Guinness, marca de cerveja irlandesa, em parceria com o estúdio WHY CGI – em inglês, a sigla CGI se refere a Imagens Geradas por Computador (ou seja, os efeitos especiais vistos em filmes, por exemplo).
A propaganda resulta de uma técnica chamada “realidade mista”, que mescla imagens verdadeiras e componentes produzidos digitalmente. Nesse caso, os criadores pegaram cenas (reais) filmadas em uma rua de Dublin, na Irlanda, e inseriram elementos artificiais (bola inflável, decorações coloridas erguidas nos prédios e as canecas gigantes de cerveja).
A rua da filmagem real é a Street Market South, onde está a Guinness Storehouse, antiga fábrica da cervejaria, posteriormente transformada em museu e atração turística. O Fato ou Fake fez uma busca pelo local por meio do Google Street View, ferramenta que permite ver imagens de ruas ao redor do mundo (veja foto ao final desta reportagem).
📽️ Bastidores do vídeo viral
O estúdio WHY CGI lançou o anúncio em 18 de abril de 2025, no Instagram. “Prontos para jogar? @guinness 🍺”, dizia a legenda do post, que não revelava a técnica usada. Na mesma data, o vídeo foi parar em um post do X, que questionava se as pessoas teriam coragem de participar daquela ação caso o prêmio fosse cerveja de graça. Na seção de comentários, usuários afirmaram que topariam entrar na bola inflável, mas outros perguntaram se tudo aquilo seria real.
Foi apenas em 29 de abril, mais de dez dias depois, que o estúdio, enfim, revelou os bastidores da criação e mostrou o vídeo sem as alterações de computador. O perfil do WHY CGIno Instagram publicou um post dizendo: “Combinamos um conceito ousado de Realidade Mista com um toque inspirado em jogos: prender a atenção nos primeiros 3 segundos, manter as pessoas assistindo e tornar impossível não compartilhar”.
Imagem do Google Street View mostra rua em Dublin onde o vídeo com CGI foi gravado.
Google Street View
É #FAKE vídeo viral de pessoa dentro de bola inflável caindo de passarela; gravação é publicidade de cerveja com CGI
Reprodução
Veja também
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
É #FAKE anúncio sobre inscrições para concurso do INSS
VÍDEOS: Fato ou Fake explica
VEJA outras checagens feitas pela equipe do FATO ou FAKE
Adicione nosso número de WhatsApp +55 (21) 97305-9827 (após adicionar o número, mande uma saudação para ser inscrito)