O pré-candidato ao Senado pelo Estado, Coronel Hélio Oliveira (PL) afirmou que apenas o Senado Federal tem condições de reagir à atuação do Supremo Tribunal Federal (STF) e restabelecer o que classificou como “verdadeira democracia” no país. O militar da reserva e líder da direita potiguar oficializou sua pré-candidatura e defendeu uma ampla renovação da representação política com base conservadora.
“Hoje, só o Senado Federal, com o peso da caneta na mão, é capaz de restabelecer a verdadeira democracia para a nossa sociedade”, declarou Hélio em entrevista à 94 FM nesta quarta-feira 14, ao justificar por que pretende concorrer ao cargo. Ele disse não ter interesse em disputar nenhum outro posto eletivo e afirmou que sua decisão é motivada pelo atual cenário político do país.
Sem citar nomes, ele dirigiu suas críticas ao STF, especialmente à atuação do ministro Alexandre de Moraes, que foi citado como alguém que “rasgou a própria biografia”. As decisões da Corte foram classificadas como incompatíveis com os fundamentos do direito brasileiro, o que, segundo os entrevistados, tem causado constrangimento entre operadores jurídicos.
Leia também: Rogério nega articulação para ser opção da direita à Presidência em 2026: “Nosso candidato é Bolsonaro”
Hélio reafirmou seu alinhamento à direita e ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) ao citar ações do governo federal durante a pandemia. Mencionou obras de drenagem, orlas e investimentos em contenção de chuvas como exemplo de repasses federais feitos ao Estado. E comentou a recente decisão judicial que anulou o título de cidadão natalense concedido a Bolsonaro, classificando a revogação como “erro técnico”. Disse que a matéria deve retornar ao plenário da Câmara Municipal ainda em junho, quando Bolsonaro virá novamente a Natal, no dia 12.
Hélio falou que o PL cresceu no RN e no país. De acordo com ele, o PL triplicou de tamanho e hoje tem 15,5 milhões de filiados, sendo cinco milhões novos. No entanto, o partido elegeu 18 prefeitos nas eleições de 2024 no RN, uma redução de 10% no número de prefeitos eleitos em relação às eleições de 2020. Dirigido pelo senador Rogério Marinho, que articulou as campanhas visando fortalecer a sigla para 2026, o PL foi derrotado em Mossoró, Parnamirim e Santa Cruz.
“O PL se tornou um partido gigante”, afirmou, ao mencionar que a legenda conta com 100 deputados federais e 14 senadores no Congresso Nacional. Segundo Hélio, o partido tem a meta de eleger pelo menos um senador por Estado em 2026, e ampliar a bancada conservadora para garantir governabilidade a um eventual novo governo de direita.
Evento do PL em Natal
Ao lado de Coronel Brilhante, pré-candidato a deputado federal, Hélio convocou simpatizantes para um evento que será realizado nesta quinta-feira 15, no Hotel Maine, em Natal. O encontro servirá como ponto de partida para a articulação do grupo político com vistas às eleições de 2026. Segundo Brilhante, o objetivo é “ouvir, conversar e se alinhar com quem vai caminhar junto”. Ambos reforçaram que estão dando início à construção de um projeto político voltado para segurança, patriotismo, moralidade e apoio a Jair Bolsonaro.
Siga o canal “Agora RN” no WhatsApp