De janeiro a maio de 2025, litoral do Paraná registrou 576 casos de dengue

De acordo com o novo informe semanal divulgado na terça-feira, 13, pela Secretaria de Estado da Saúde do Paraná (Sesa), de janeiro a maio de 2025, o litoral paranaense registrou 576 casos de dengue e 1 óbito, desde o início do período epidemiológico, que começou em 1.º de janeiro deste ano e segue até o dia 31 de dezembro do mesmo ano. Segundo o informe, desde janeiro, Antonina contabiliza 1 notificação e Guaraqueçaba não registrou nenhum caso de infecção. Já Guaratuba notificou 12 casos, enquanto Matinhos registrou 11 e contabiliza 1 óbito, sendo a primeira cidade do litoral a registrar morte pela doença neste período. Morretes registrou 18 casos, enquanto Paranaguá é a cidade com o maior número de casos, contabilizando 460, e Pontal do Paraná, 74.

Conforme o novo boletim epidemiológico divulgado na terça-feira, em apenas uma semana, a cidade de Paranaguá registrou 14 novos casos de dengue no município. Em Antonina, Guaraqueçaba e Matinhos não houveram registros de novos infectados. Já Guaratuba, registrou 2 novos casos, e Morretes e Pontal do Paraná registraram 1 caso.

  • Inscrições para o Alfabetiza Paraná terminam nesta quinta-feira, 15

Informe semanal

Foram registrados mais 4.165 novos casos de dengue no Paraná, o número foi divulgado pela Sesa no novo relatório semanal referente à doença no estado. Os dados do novo ano epidemiológico 2025 totalizam agora 185.823 notificações, 57.581 diagnósticos confirmados e 52 óbitos em decorrência da dengue no Paraná.

“As regionais com os maiores números de casos confirmados neste período epidemiológico são a de Londrina (13.733); Paranavaí (10.575); Maringá (7.431); Jacarezinho (4.040) e Umuarama (3.552)”, divulgou a Sesa.

Além disso, de acordo com o último boletim, foram confirmados 2.871 casos de Chikungunya, num total de 6.627 notificações da doença no Estado. Quanto ao vírus Zika, até o momento foram registradas 65 notificações sem nenhum caso confirmado. Essas doenças também são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti.

Sintomas da dengue

De acordo com o Ministério da Saúde (MS), entre os sintomas da doença estão febre, dor de cabeça, dores pelo corpo e náuseas. Em alguns casos, o infectado pode não apresentar nenhum sintoma. Além disso, é preciso ficar atento a outros aspectos sintomáticos como manchas vermelhas na pele, sangramentos (nariz, gengivas), dor abdominal intensa e contínua e vômitos persistentes, o que pode indicar um sinal de alarme para dengue hemorrágica, um quadro grave que precisa de atendimento imediato pois pode levar a óbito.

  • Bispo destaca Papa Leão XIV como sinal de esperança, paz e união na Igreja Católica

Dengue

A dengue é uma doença infecciosa febril aguda, transmitida pela picada do mosquito Aedes aegypti, podendo levar à morte em alguns casos. Além disso, o mosquito também transmite os vírus da chikungunya e do zika. A transmissão da dengue não ocorre por contato direto com pessoas infectadas, nem por meio de água ou alimentos contaminados. Ou seja, o único modo de transmissão é pela picada do mosquito.

Com informações da Sesa, AEN e Ministério da Saúde

Adicionar aos favoritos o Link permanente.