O prédio da Procuradoria Geral do Estado, na Avenida Assis Chateubriand, no Prado, está com seus acessos bloqueados desde o início desta manhã por integrantes da Policia Civil que pleiteiam a implantação do regime de 40 horas para toda a categoria.
Por decisões judiciais que estão sendo contestadas pelo Estado, apenas alguns policiais civis estão sendo beneficiados provisoriamente com essa jornada de 40 horas.
Os procuradores do Estado alegam, como argumentação jurídica, que a incorporação dessa vantagem não encontra respaldo na legialação, tanto que ações semelhantes têm sido indeferidas pelo Judiciário e alguns chegam até em falar em litigância de má fé.
O ato contra a Procuradoria Geral do Estado foi convocado por edital publicado pelo Sindpol – Sindicato dos Policiais Civis e embora não tenha sido consumada a invasão da PGE, o acesso ao prédio foi totalmente obstruído, ao estilo “ninguém entra, ninguém sai”, numa postura extensiva ao prédio vizinho da Associação dos Procuradores, que fica vizinho, tem comunicação com a Pocuradoria e é utilizado por muitos procuradores para estacionar seus veículos.
O clima é de muita expectativa e a situaçao já foi comunicada ao Conselho de Segurança e à Secretaria de Segurança Pública, para a adoção das providências necessária para o restabelecimento do pleno funcionamento da Procuradoria Geral do Estado.
Esse episódio provocado por policiais civis remete àquela máxima: “você perde a razão quando age com emoção”.