Após Virginia Fonseca, Rico Melquiades é ouvido na CPI da Bets

Depois de Virginia Fonseca, chegou a vez de Luiz Ricardo Melquiades, influenciador digital conhecido como Rico Melquiades ser ouvido na Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Bets no Senado. Ele comparece perante o colegiado na condição de testemunha nesta quarta-feira, 14.

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O campeão do reality show A Fazenda 13, em 2021, foi convocado pelo colegiado para falar sobre campanhas publicitárias relacionadas a jogos de azar e apostas online.O influenciador chegou ao Senado por volta de 10h53. O depoimento foi inicialmente marcado para a semana passada, mas foi adiado a pedido dos advogados de Rico, que alegaram não terem recebido a notificação a tempo.O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes atendeu parcialmente a um pedido da defesa de Rico e autorizou que o influenciador fique em silêncio durante o depoimento para não se incriminar, caso seja questionado sobre temas que possam prejudicá-lo.O requerimento de convocação de Rico Melquíades foi apresentado pela senadora Soraya Thronicke (Podemos-MT), relatora da CPI. No documento, a parlamentar afirma que o influenciador foi alvo da Operação Game Over 2, da Polícia Civil de Alagoas, sobre a promoção irregular de jogos de azar online.No pedido de convocação, a relatora afirma: “Durante a operação, foram apreendidos celulares, veículos e houve bloqueio de contas bancárias do investigado”.CPI das BetsInstalada em novembro de 2024, a CPI das Bets tem objetivo de investigar a influência de jogos de apostas online no orçamento das famílias brasileiras, além da possível associação com organizações criminosas envolvidas em práticas de lavagem de dinheiro. O colegiado também apura o uso de influenciadores digitais na promoção e divulgação dessas atividades.Virginia FonsecaNa terça-feira, 13, a influenciadora Virginia Fonseca prestou depoimento por quase quatro horas e negou envolvimento com práticas ilegais. Ela foi questionada durante o depoimento se continuaria promovendo casas de apostas e afirmou que iria pensar.“Mas gostaria que a senhora chamasse aqui todos os times de futebol, todos os eventos patrocinados, todas as emissoras, que hoje, tudo, tem bet. O meu trabalho é publicidade. Tenho um contrato, não é fácil quebrar um contrato, mas irei pensar sobre”, falou.Além disso, ela explicou que não se arrepende de nada que já fez na vida. “Acredito que tudo serviu de ensinamento. Eu fiz, e hoje estou aqui depondo pra colaborar. Então, espero que ajude”, concluiu.Roupa de Virgínia na CPI foi estrategicamente pensadaNo depoimento à CPI das Bets, Virgínia Fonseca chamou atenção não apenas pelas falas, mas também pelo visual escolhido. Moletom com o rosto da filha, cabelo solto, óculos de armação leve e um copo Stanley rosa criaram uma imagem que destoa do ambiente político-formal do Senado.A influenciadora digital, investigada por divulgação de sites de apostas ilegais, optou por uma estética despretensiosa, quase juvenil.Para entender o que esse visual comunica, o Portal A TARDE consultou Clara Laface, consultora de imagem e especialista em comunicação não verbal. Segundo ela, a escolha parece “estrategicamente pensada”.”Cada aparição de Virgínia tende a ser cuidadosamente construída, e neste caso, ela reforça uma imagem de vulnerabilidade e doçura, contrastando com o contexto de julgamento público”, disse.Virgínia vai ser presa?Ainda não há indícios que comprovem ações criminosas realizadas por Virgínia Fonseca. Por isso, a influenciadora só poderá ter o mandato de prisão expedido se for comprovado que ela mentiu ao responder algumas das perguntas feitas no momento do depoimento na CPI, pois poderia ser enquadrado como crime de falso testemunho.Por que Virgínia foi convocada?A mulher do cantor Zé Felipe, filho do sertanejo Leonardo, prestou depoimento na casa legislativa na manhã dessa terça, quando foi interrogada pelos congressistas sobre o seu envolvimento com as bets.A intenção foi ouvir a influenciadora sobre a promoção de campanhas publicitárias relacionadas a jogos de azar e apostas online. A influenciadora tem 53,4 milhões de seguidores no Instagram e já fez, em suas redes sociais, divulgações de empresas de apostas.“Nos últimos anos, a influenciadora esteve envolvida em campanhas de marketing para casas de apostas, utilizando sua ampla base de seguidores para divulgar essas atividades”, afirmou a senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MT), relatora no pedido de convocação.

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